De janeiro a março, Macaé registrou 10.662 admissões
O novo ciclo de desenvolvimento de Macaé já começa a ter efeito positivo na vida dos trabalhadores e famílias a partir da geração de empregos. O município é o terceiro no estado em número de vagas de empregos e fechou o primeiro trimestre deste ano com geração de 1.768 postos de trabalho. Os dados são das Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, que levam em conta o saldo das admissões e desligamentos.
De janeiro a março, Macaé registrou 10.662 admissões e 8.894 desligamentos, obtendo saldo positivo mesmo no momento difícil de pandemia do coronavírus. Somente em março, foram 4.200 admissões e 3.423 desligamentos, fechando o mês com saldo positivo de 777 empregos formais.
Um dos destaques foi a construção civil que admitiu três vezes mais que desligou no acumulado dos três primeiros meses deste ano. Apesar disso, o setor de serviços é o que tem mais estoque de empregos no município com 52.944 trabalhadores com carteira assinada, seguido da indústria com 28.210; comércio com 12.208; e da construção civil com 9.881.
A Secretaria de Trabalho e Renda encaminhou mais de 600 trabalhadores para as novas vagas de emprego no município e registrou atendimento a mais de mil pessoas este ano, contribuindo, dessa forma, para alavancar a economia do município.
O secretário, Cristiano Gelinho de Almeida, destaca o crescimento do município como polo energético nas atividades onshore e offshore, além da indústria, serviços e comércio.
Ele enfatizou que, para a construção do gasoduto onshore de 20 quilômetros, que interligará o Terminal Cabiúnas à Usina Termelétrica Marlim Azul, em construção, a empresa Entrepose Intech gerou 260 empregos diretos e outros 500 indiretos, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Renda.
“Estamos trabalhando com mais celeridade nos processos de interlocução com o setor de Recursos Humanos das empresas que atuam, principalmente, nas áreas onshore e offshore. Nosso objetivo é contribuir para aquecer todos os segmentos de geração de emprego e renda, como a área do comércio também”, destacou o secretário.