Macaé conquistou, no último final de semana, o bicampeonato da II Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Os vitoriosos foram os alunos da Cefet-Uned/Macaé, que competiram com 264 trabalhos, considerados os melhores do Estado do Rio. A secretaria municipal de Ciência e Tecnologia (Sectec) acompanha e apóia o grupo macaense, cujo projeto vencedor refere-se à fábrica de biodíesel. A categoria foi Desenvolvimento de Novas Tecnologias.
Os alunos macaenses, orientados pela professora Margarida Lourenço Castelló, são Bruno Damacena de Souza e Laís de Sousa Ferreira. Segundo o assessor da Sectec, Marcelo Machado, a Fecti, que ocupou os jardins do Palácio do Catete, deu mostras de que o Rio tem motivos para ser o estado com maior relação numérica de especialistas - mestres e doutores - por habitante, pois a vocação científica começa a se manifestar cedo. “Os trabalhos apresentados foram de excelente nível, e os jovens cientistas exibiam orgulhosamente os frutos de seu árduo trabalho”, acentua Machado.
Ele acrescenta ainda que animados, os orientadores trocavam informações, aproveitando este momento de encontro para traçar novas estratégias, objetivando a divulgação científica. A professora Margarida Lourenço, orientadora dos projetos, diz que Macaé esteve muito bem representada por quatro trabalhos, sendo dois de 8a série da Escola Alfa - “Mini-gerador de Van de Graaff” das alunas Paula Sugahara e Carolina Couto, “Conhecendo a ISS (Estação Espacial Internacional)”, de Renzo Bianconi, e outro trabalho do Cefet/Uned, o “Projeto Plástico Comestível” dos alunos Jairo Borges, Lorena Carvalho e Vinícius Coelho e Ferreira.
O projeto vencedor versa sobre a construção, instalação e pré-operação de uma fábrica-piloto de biodiesel. Foram feitos estudos de montagem e gerenciamento de projetos, além dos cálculos de Engenharia de balanço de massa, balanço energético, dimensionamento e otimização de equipamento, aspectos sócio-políticos e econômicos, técnicos, e geográficos. “Apesar de ter sido desenvolvido por alunos de Ensino Médio, o Projeto Fábrica de Biodiesel alcançou uma complexidade que desafiou nossos jovens pesquisadores, e impressionou os avaliadores da Fecti.” ressalta Margarida Castelló.
- Estamos seguindo as diretrizes de criação da secretaria e estimulando os nossos alunos e esta vitória vem mostrar que o Governo Riverton Mussi está no caminho certo. Esta vitória também vai contribuir para o sucesso da Femacti – 2006 (Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação), que acontece agora em outubro, nos dias 18 e 19, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O evento conta com a participação das escolas municipais, estaduais, particulares e federal do município – enfatiza Marcelo Machado.