logo

Macaé é destaque em feira de petróleo de Vitória

25/04/2006 17:38:55 - Jornalista: Janira Braga

O desenvolvimento econômico de Macaé, impulsionado pela cadeia produtiva do petróleo, foi destaque nesta terça-feira (25) durante a Conferência Internacional de Municípios – Petróleo e Gás, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Petrovix 2006, que é realizada até quarta (26) no Centro de Convenções Vitória, na capital do Espírito Santo.

O prefeito Riverton Mussi, acompanhado do secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, ministrou palestra para prefeitos e outros líderes capixabas sobre o impacto da atividade de extração e produção de petróleo no município e perspectivas futuras.

- Somos a capital nacional do petróleo, responsáveis por 83% da produção de petróleo e 42% da produção de gás do país. O crescimento trazido pela indústria offshore transformou a nossa cidade, e trouxe também bons índices de qualidade de vida para a população, que hoje soma quase 200 mil habitantes. No entanto, a cidade não foi preparada para receber a indústria do petróleo e sofre hoje a falta de preparo da época em que a Petrobras instalou sua base de operações no município – afirmou o prefeito.

O prefeito abordou desde a época em que Macaé tinha em seu ciclo econômico a pesca, a agricultura e o turismo ocasional como atividades predominantes até a sustentabilidade que a atual administração pretende alcançar, com a criação dos pólos de desenvolvimento.

De acordo com a palestra dada pelo prefeito, o objetivo do atual governo é investir em capacitação da mão-de-obra para o mercado industrial, em políticas públicas para atração e retenção de investimentos e na busca pelo desenvolvimento sustentável do município. “Trabalhamos para inserir o macaense no ciclo de desenvolvimento econômico que a cidade passa, para isso, criamos a Secretaria de Trabalho e Renda, investimos em cursos para a população, estimulamos a formação de cooperativas, inauguramos a Escola de Informática, vamos construir a escola de Idiomas e do Trabalhador”, pontuou Riverton.

O prefeito de Macaé se encontrou com o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Itaboraí, Francisco da Silva, que também demonstrou interesse de conhecer em Macaé a experiência com o arranjo produtivo de petróleo e gás, já que a cidade da Região Metropolitana vai ganhar o maior investimento já feito no Estado do Rio em um único projeto, o pólo petroquímico.

Impacto no meio ambiente, especulação imobiliária, aumento do volume de resíduos sólidos, a mudança do perfil da Praia de Imbetiba que hoje abriga o Terminal Marítimo da Petrobras, inchaço populacional, verticalização da cidade, busca de um falso eldorado foram outros aspectos abordados por Riverton. Como a exploração de petróleo no Espírito Santo está crescendo com grandes perspectivas futuras, os prefeitos capixabas se mostraram interessados em trocar experiência com Macaé.

Riverton abordou que hoje o município busca trabalhar para equacionar os problemas gerados no decorrer dos anos com a indústria do petróleo, que também trouxe bons resultados para a cidade. “Queremos garantir a qualidade de vida da população e preparar a cidade para o próximo ciclo de desenvolvimento econômico. Para isso estamos construindo o Complexo Universitário, o Pólo Industrial, vamos implantar o Pólo Tecnológico, ampliar o Pólo de Serviços e estamos fomentando o turismo e a pesca”, destacou.

CONPETRO – O prefeito fortaleceu durante a feira de petróleo a necessidade e a importância da Confederação Nacional dos Municípios Produtores de Petróleo (Conpetro), que visa integrar os municípios produtores de petróleo e fortalecer os interesses em comum. O objetivo é atingir todas as cidades produtoras do óleo e receptoras de royalties do país. No Espírito Santo, a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro-ES) foi formada com a ajuda do prefeito de Macaé, do secretário de Governo, André Braga e do presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira. As Ompetros nos estados representam as bases da Conpetro.

Participaram do primeiro dia da programação da Petrovix o vice-governador Nilo Coimbra; o vice-prefeito de Vitória, Sebastião Balarini; o prefeito de Colatina e presidente da Associação dos Municípios Capixabas (AMUNES), Guerino Balestrassi; o deputado estadual Marcelo Santos; os prefeitos de São Mateus, Lauriano Zanganela; de Presidente Kennedy, Aluízio Correa; de Anchieta, Edval Petri; de Aracruz, Ademar Devens; de Cubatão, Clemont Castor; o gerente regional da Petrobras Distribuidora no Espírito Santo, Márcio Bezerra; o secretário-executivo da ANAMMA (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), Luiz Eduardo Soraggi, entre outras autoridades.