A prefeitura de Macaé, através da Fundação de Ação Social e da Secretaria de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário, devido à atuação conjunta e integração de suas equipes, conseguiu habilitar o município para a Gestão Plena. Este é o nível máximo de investimento, organização e alocação de recursos na área da assistência social, comprovando mais uma vez, a capacidade de atuação e investimento da administração municipal.
Para que isso acontecesse, as equipes municipais e estaduais passaram por intenso processo de capacitação e conhecimento do sistema, explicitado na Política Nacional da Assistência Social e na Norma Operacional Básica da Assistência Social.
Durante o mês de agosto, os municípios precisaram apresentar documentos comprobatórios de seu investimento na área assistencial para se habilitar quanto ao nível de gestão. Apesar de o país se encontrar num momento especial no que tange à organização das ações da área da assistência social, o Ministério do desenvolvimento Social e Combate à Fome está conduzindo, durante 2005, a implantação do Sistema Único da Assistência Social, que tem por objetivo uniformizar as ações em todo o país definindo as competências da União, estado e município e estabelecendo diretrizes para a alocação de recursos na área.
De acordo com a capacidade já instalada de atendimento da atual política, classificada em Proteção Básica, Proteção Social Especial, que inclui média e alta complexidade em cada município, Macaé foi credenciada junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (DOS) para Gestão Inicial, Gestão Básica ou Gestão Plena, o que definirá futuramente a alocação de recursos de origem federal para o desenvolvimento das ações de assistência social no município.