Foto: Maurício Porão
Procedimentos serão novamente realizados na próxima semana
Seis novas cirurgias de próstata com a técnica de Holmium Laser Enucleação da Próstata (HoLEP) serão realizadas no Hospital Público de Macaé (HPM) na quinta (16) e sexta-feira (17). O município é pioneiro no país a realizar o procedimento e conta com 12 casos de evolução favorável. Durante as cirurgias, especialistas de todo o país visitam o município para assistir a aplicação da técnica pelo médico Rodrigo Loureiro de Marins e sua equipe. Dessa vez, professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) vão acompanhar a cirurgia para difundir a técnica. O procedimento é o único a laser recomendado pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica (NICE) para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HBP) no Reino Unido e que é indicado para homens com próstatas de qualquer tamanho.
De acordo com o com o diretor presidente da Fundação Hospitalar de Macaé (FMHM), o médico Márcio Soares Bittencourt, o HPM está investindo não só em equipamentos, mas principalmente no profissional. “Queremos tornar o HPM um agente de integração com a sociedade”, destacou, acrescentando que o médico responsável pelo procedimento esteve em São Paulo realizando cirurgias demonstrativas e formando multiplicadores da técnica.
Segundo o urologista Rodrigo Loureiro de Marins, as cirurgias têm duração média de duas horas e meia e os pacientes levam em média 36 horas para se recuperar. “Na cirurgia tradicional, a recuperação dura em torno de sete dias”, disse.
Rodrigo, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, explica que esse procedimento é mais indicado para próstatas acima de 80 gramas. Ainda é recomendada a utilização para pacientes idosos, obesos, hipertensos ou com problemas de coagulação sanguínea.
Ele ainda explica que os riscos são muito reduzidos, porque não há cortes abdominais, nem na bexiga. Todo o procedimento é feito pela uretra. O paciente fica com sonda e cateter por apenas 24 horas, sai andando do hospital e em dez dias segue vida normal. Nas cirurgias tradicionais a sonda e o cateter ficam por sete dias e a recuperação é bem mais demorada. "Essa cirurgia e o nível da técnica utilizada estão voltados para uma melhor qualidade de vida das pessoas, especialmente idosos", destaca o médico.
Técnica HoLEP
A Holmium Laser Enucleation of the Prostate (HoLEP) foi desenvolvida por dois urologistas da Nova Zelândia, Peter Gilling e Mark Fraundorfer, na década de 1990. De acordo com orientações do Departamento de Urologia, Hospitais da Universidade de Cambridge, o mais experiente centro HoLEP no Reino Unido, tendo realizado mais de mil procedimentos HoLEP, essa técnica foi desenvolvida para melhorar a eficácia, segurança e durabilidade da cirurgia para HBP.