logo

Macaé e Reino Unido estudam parceria nas áreas de educação e capacitação

06/10/2005 19:22:52 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi recebeu nesta quinta-feira (6) o cônsul geral britânico Paul Yaghnourian, para fazer um balanço da viagem do prefeito ao Reino Unido, em setembro, e discutir possíveis parceiras com Macaé. As áreas de educação e capacitação profissional foram apontadas como os grandes setores potenciais para serem explorados entre Macaé e o Reino Unido.

- Queremos aproveitar a estrutura do Complexo Universitário para fazer um Centro de Treinamento de Petróleo e Gás. Falta agora buscar parceiros – afirmou o prefeito. Riverton também destacou que o município tem interesse de promover o intercâmbio de estudantes de Macaé para países do Reino Unido.

De acordo com o cônsul britânico, nas duas áreas – de educação e treinamento – existe forte possibilidade de parceria. “Queremos dar prosseguimento aos contatos realizados pelo prefeito no Reino Unido e existe a possibilidade concreta de desenvolvermos programas juntos, fazer intercâmbio e promover a troca de experiências”, disse Paul Yaghnourian, acrescentando que poderá ajudar no centro de treinamento.

Riverton, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira e o Secretário de Indústria, Comércio, Abastecimento e Energia, Alexandre Gurgel – que viajaram com o prefeito para o Reino Unido – conversaram sobre a participação da comitiva de Macaé na Europe Offshore, a feira de petróleo de Aberdeen e sobre os contatos com o governo e o empresariado britânico.

O prefeito lembrou que a comitiva participou de uma reunião com o grupo ECGD, em Londres, na Inglaterra. A ECGD é uma instituição financeira do governo britânico responsável pelos setores socioeconômico e de investimento do Reino Unido, com força ainda para dar apoio às negociações de exportação.

O presidente do Fumdec observou durante a reunião a possibilidade de ser implantado em Macaé o ensino à distância, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Já o prefeito também destacou que o município terá a partir do próximo ano, a Escola de Idiomas, com aulas de inglês e espanhol, para capacitar o trabalhador da indústria offshore e a população de baixa renda. “Além disso, vamos implantar a Sala do Empreendedor, para facilitar a instalação de empresas no município e orientar o possível investidor”, comentou Riverton Mussi.