logo

Macaé e Rio das Ostras discutem diretrizes integradas para Plano de Mobilidade

05/03/2015 11:48:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Macaé e Rio das Ostras estão elaborando seus Planos de Mobilidade Urbana. O objetivo é planejar ações que levem à melhoria da mobilidade, do serviço de transporte e das condições de deslocamento das pessoas. E como o fluxo entre os dois municípios envolve milhares de pessoas diariamente, representantes das duas cidades se reuniram para definir diretrizes comuns para que possam colaborar, um com o outro, na questão da melhoria nesta área.

Para isso, as equipes responsáveis pela elaboração do plano de cada município realizam encontros periódicos para discutir as ações fundamentais a curto, médio e longo prazos que devem estar presentes no planejamento de ambos. O último aconteceu, na terça-feira (3), na sede da Mobilidade Urbana de Macaé.

Estas reuniões servem para definir quais serão as diretrizes comuns, o que pode ser somado. Isso porque ambos municípios possuem uma base de dados muito consistente que, juntas poderão gerar resultados positivos. O que se pretende é identificar o que um município pode contribuir com o outro na questão da mobilidade urbana, com a mesma diretriz, o mesmo planejamento, metas e tempo de ação.

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Macaé está sendo construído com a parceria da Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec/UFRJ). Entre as possibilidades a serem consideradas neste novo plano estão grandes desafios para a cidade, como modais de transporte público viáveis e funcionais, medidas para o incentivo ao uso racional dos carros, construção de corredores viários para diminuição dos “gargalos”, criação de espaços para ciclistas e pedestres, entre outras. A previsão é de que o plano esteja concluído em abril.

- No Plano Municipal de Mobilidade Urbana estarão englobados os estudos sobre o que entendemos que é o melhor para a cidade a curto, médio e longo prazos. O intuito principal é apontar, por meio de estudos e levantamentos técnicos, projetos que possam se perpetuar pelo próximos anos de forma efetiva - disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Rio das Ostras – Rio das Ostras identificou em seus levantamentos que é um município que gera grandes impactos à mobilidade urbana de Macaé. Por isso, também dá muita importância à intermunicipalidade na construção de seu plano. Por meio dos dados pesquisados, já foi identificado o perfil populacional da cidade de Rio das Ostras que se desloca para Macaé e a quantidade de pessoas que faz este deslocamento diariamente.

- São dados que nos permitem ter a ideia exata de como Rio das Ostras está impactando Macaé e, por meio deles, percebemos que precisamos das ações de fronteira que, hoje, já têm uma diretriz que é comum aos dois municípios. É o caso da necessidade de duplicar o trecho da ponte e criar uma nova rota de acesso para o município de Rio das Ostras que vai beneficiar também a região do Parque de Tubos - explicou o diretor de Mobilidade Urbana de Rio das Ostras, Eduardo Almeida.

Entre as outras questões que também serão tratadas durante os encontros está o transporte público entre os dois municípios, como forma de atenuar a quantidade de veículos que faz este deslocamento entre as duas cidades diariamente. A próxima reunião será realizada dia 24 de março, às 10h, em Rio das Ostras.