Macaé é uma das 12 cidades brasileiras em campanha de Defesa Civil da ONU

22/03/2012 08:02:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Macaé é a 12ª cidade do Brasil a aderir à campanha “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando”, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Defesa Civil do município, que participa do programa como cidade resiliente, aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos. Em todo o mundo há 982 cidades participantes.

Já fazendo parte da campanha, no dia 10 de maio, das 14h às 18h, Macaé vai sediar o 1º workshop com apresentação de ações da campanha, com a parceria da Defesa Civil do Estado e participação de representantes da Defesa Civil da região Lagos.
A campanha propõe uma lista de passos essenciais para construção de cidades resilientes que podem ser implantados por prefeitos e gestores públicos locais. A lista origina-se das cinco prioridades do Marco de Ação de Hyogo, um instrumento chave para ações de redução de riscos de desastres.

Marcus Schueller, coordenador de Planejamento, Felipe Mancini, assessor de informação, e José Peres, supervisor da Defesa Civil de Macaé comemoram a representação da cidade na listagem.

— A Defesa Civil no Brasil é relativamente recente e é importante Macaé fazer parte nesse trabalho que visa alcançar medidas para ampliar a segurança. Além do destaque para o município, essa participação também pode facilitar a capacitação de verba para ações, com a sensação de que estamos internacionalmente monitorados. Em breve, um escritório de Estratégia Nacional da ONU vai ser montado em Niterói e serão apresentadas mais ações, observa Schueller.

O lançamento no Brasil da Campanha Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando, da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.

O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos. A redução de riscos de desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos e oportunidades comerciais, a igualdade social, ecossistemas mais equilibrados e ainda atua nas melhorias das políticas de saúde e de educação.

Além de Macaé, também fazem parte da campanha as seguintes cidades brasileiras: Araranguá, Blumenau (Santa Catarina), Florianópolis, Itajaí (Santa Catarina), Jaraguá do Sul (Santa Catarina), Joinville (Santa Catarina), Lages, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Rio do Sul, Talisman, Tubarão. No site http://www.unisdr.org/campaign/resilientcities/cities/view/2846, é possível encontrar, em inglês, dados atuais sobre o município de Macaé e uma carta de apresentação do prefeito Riverton Mussi.