Devido ao grande número de confirmações de casos de dengue no município do Rio de Janeiro, a secretaria de Saúde de Macaé está em alerta e vem intensificando as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da doença. “Nossa preocupação é com a migração de pessoas dessas áreas para Macaé, pois elas podem ser portadoras do vírus e assim que são picadas pelo mosquito, ele irá transmitir a doença para outras pessoas”, explica o secretário de Saúde, Fernando Diogo.
O secretário revela que este mês houve apenas uma notificação suspeita, que ainda está sendo investigada. A gerente da Divisão de Zoonoses da Coordenação de Saúde Coletiva, Cristina Pereira, acrescenta que o setor recebeu uma nota técnica do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, onde havia a informação de que foram notificados 95 casos sendo confirmados 58 em todo Estado.
Cristina falou ainda, que é comum em Macaé encontrar casas e terrenos fechados ou até mesmo, moradores que impedem a entrada dos agentes de endemias. Nestes casos, quando for confirmada a existência de focos do mosquito a Divisão de Zoonoses vai solicitar a presença da Coordenação de Vigilância Sanitária para que sejam tomadas medidas legais e os agentes possam realizar o serviço. “Não podemos deixar que a nossa cidade tenha um surto de dengue. É preciso que toda sociedade colabore com o poder público”, disse a coordenadora, lembrando que todos os agente trabalham uniformizados e com o crachá de identificação.
Ação permanente - A Secretaria Municipal de Saúde de Macaé realiza o combate aos mosquitos com visitas domiciliares e o trabalho perifocal, nos terrenos baldios, valões, valas e bueiros. A Divisão de Zoonoses também possui uma equipe que atua em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, empresas de ônibus e cemitérios.
A Secretaria também dispõe do Disque Dengue (22) 2762-0175, para que a comunidade possa fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta das 8h às 17h.
Através do programa de Educação em Saúde, a Secretaria desenvolve no município trabalho de conscientização no combate ao mosquito aedes aegypti. A equipe do programa realiza palestras, treinamentos em instituições públicas e particulares, escolas, associação de moradores, igrejas entre outros.
Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza.
Para evitar que o mosquito aedes aegypti se reproduza em sua casa é preciso tomar alguns cuidados:
* troque a água das plantas por terra
* tampe corretamente a caixa d’ água, cisterna, tambores e poços
* lave bem os pratos de vasos de plantas e xaxins
* mantenha sempre o lixo fechado
* esvazie as garrafas e guarde de boca para baixo
* não deixe pneus, copinhos e outros recipientes nos quintais