logo

Macaé Empreendedora encerra programação com encontro no CriaSana

21/11/2025 20:04:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Equipe Secom

Programação foi realizada nesta sexta-feira (21)

A programação da terceira edição da Semana Macaé Empreendedora foi encerrada nesta sexta-feira (21). O encontro realizado no CriaSana, reuniu casos locais e palestra com o artesão Cocco Barçant.


Na abertura Mariana Previtalli, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico fez um retrospecto da programação realizada de forma descentralizada.


“Iniciamos no Aeroporto, passamos pelos. Cavaleiros, Pecado e hoje chegamos ao Sana, contando com a experiência de empreendedoras locais compartilhando a sua jornada”, apontou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, destacou que empreender é desafiado, mas também é a tradução de um sonho para muitas pessoas.

“O município vive em uma puljança econômica em o desenvolvimento está mãos dadas com a sustentabilidade, além de um governo que está sempre aberto ao diálogo. Estamos muito satisfeitos com essa terceira edição do Macaé empreendedora, com o compartilhamento de tantas histórias de sucesso, que inspiram e motivam inúmeros outros empreendedores”, ressaltou.

O Painel Macaé Empreendedora contou com a participação de empresárias do CriaSana. Carolina Bianchi falou sobre os desafios e êxitos à frente da Da Mata Padaria, um negócio artesanal que produz e comercializa de pões de fermentação natural. Atualmente através de parcerias, os produtos chegam a outras dez cidades.


Kézia Siqueira, do Fio do Mato, produz cestos e outras peças em crochê com fio de malha, vendendo para o varejo e atacado.

“Estar longe de um grande centro requer um planejamento ainda maior com os insumos, mas também diz respeito sobre a minha vontade de prioriza a qualidade de vida. Essa jornada me proporcionou uma transformação profunda, tanto no âmbito profissional quanto pessoal”, afirmou.

O palestra Cocco Barçant falou sobre a importância de valorizar o que é do Brasil, através do artesanato, ainda mais em eixos ligados ao turismo.

“Nas cidades que são turísticas, como essa região aqui, o artesanato tem ainda mais potencial, já que é a memória afetiva da visita turística. Então o trabalho do artesão tem mais essa, entre outras, função super importante”, concluiu.

A noite foi encerrada com apresentação do Maracatu, feita pelo músico Emerson Santana.


Fotos Relacionadas