Macaé marcou presença na Rio+20. Duas comitivas em datas distintas participaram das ações locais e promoveram palestras sobre o ambiente e os processos que vem sendo desenvolvidos pelo governo municipal nesse segmento. Nesta sexta-feira (20) o secretário de Ambiente Romulo Campos acompanhou de perto as palestras durante fórum da Agenda 21, realizada na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo.
Nesta sexta-feira, os representantes da Secretaria de Ambiente e Agenda 21 falaram sobre as medidas que estão sendo tomadas para evitar maiores impactos ambientais e sociais no município com a chegada do pré sal. Romulo Campos lembra que é preciso uma atenção especial por parte das autoridades governamentais para o crescimento da cidade com a exploração do petróleo. E que o atual governo está voltado para minimizar essa situação futura. “Os projetos devem ter continuidade para que o problema não se agrave”, comentou.
A Rio+20 é a continuidade a Cúpula dos Povos realizadas em 1992. O evento mundial propôs formular uma reformulação de ações governamentais e civis sobre o mundo e o que esperamos de melhor para ele. Foi emitido um documento final de proposições que as principais organizações internacionais da sociedade civil tentarão se unir num movimento global que pressione os líderes mundiais a assumir compromissos em relação ao desenvolvimento sustentável. Na carta da Cúpula dos Povos, documento que sintetiza as decisões tomadas durante as plenárias, esse tema não foi abordado como desejam os representantes, evitando a degradação ambiental, maior investimento na economia verde e combate a pobreza.