Macaé vai entrar no circuito do Programa de Clubes de Leitura promovido pela editora Companhia das Letras, a partir do mês de março. O encontro entre os leitores macaenses recebe o apoio da Fundação Macaé de Cultura e será realizado na Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto, dia 26, das 16h45 às 17h45. O debate irá discorrer sobre o livro ‘Diário da queda’, de Michel Laub, com mediação de Thiago Luz Krauspenhar. Em Macaé, o livro está à venda na Livraria Nobel, localizada no Shopping Plaza Macaé (Linha Verde). Outra opção é comprar pela internet.
O clube de leitura tem a função de se firmar como um espaço de encontro, reflexão, pertencimento e consolidação dos grupos na sustentação e incentivo, para que cada leitor possa traçar e construir o seu próprio percurso nos diversos mundos da leitura, seja ela literária ou técnica, obrigatória ou voluntária. Os clubes de leitura estão afinados com os ideais de democratização de conhecimento, uma vez que os debates coletivos permitem a troca de ideias, interpretações e informações entre os leitores.
Este espaço de socialização dos sentidos da leitura e da interação com as interpretações do outro tem trazido crianças, jovens e adultos para uma experiência estética transformadora. Tanto a leitura mensal como o encontro com outros leitores estimulam novos significados de ações cotidianas e possibilitam a conquista progressiva de protagonismo e autonomia dos participantes, estruturas fundamentais para a formação cidadã. A Companhia das Letras disponibiliza mais de quatro mil títulos.
Na Companhia das Letras o Programa de Clubes de Leitura começou em meados de 2010, inspirado inicialmente nas experiências norte-americana e inglesa, com as quais se teve contato mais estreito a partir da parceria firmada entre a Editora Schwarcz e a Penguin, naquele mesmo ano. O desenvolvimento desta ação é do Núcleo de Incentivo à Leitura do departamento de Educação da Companhia das Letras.
Atualmente são 60 clubes de leitura se reunindo uma vez por mês, em 15 cidades brasileiras (São Paulo, Santo André, Santana do Parnaíba, Jundiaí, Cotia, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Recife, Maringá, Fortaleza, São Luís e Belém), com uma média de 15 a 20 pessoas em cada um deles. O núcleo macaense fica localizado na Rua Dr. Télio Barreto, 420, Centro.