Foto: Moisés Bruno
80 estabelecimentos já receberam o selo ABC
A prefeitura entregou, nesta quarta-feira (9), os Selos ABC de Qualidade de Higiene dos Alimentos 2025 a 32 estabelecimentos que se destacaram pelo cumprimento rigoroso das boas práticas de higiene e segurança alimentar. A certificação integra o Programa de Categorização Sanitária dos Serviços de Alimentação implantado pela Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa) e já alcança, ao todo, 80 estabelecimentos credenciados.
O prefeito Welberth Rezende participou da cerimônia e fez a entrega do primeiro selo. “Este evento marca a consolidação de um programa de política pública que tem respeito e compromisso com a população e com o empresariado. É um programa inovador, transparente, que vem transformando a saúde pública e a segurança alimentar no município”, destacou.
A coordenadora Camila Salles também falou da importância do programa na vida dos consumidores. “A entrega dos selos não apenas reconhece o comprometimento com as boas práticas de manipulação de alimentos, como também reforça a confiança da população na qualidade dos serviços ofertados”, avaliou.
O programa é pioneiro no Estado do Rio de Janeiro e foi inspirado em modelos internacionais adotados por cidades como Los Angeles, Nova York e Londres, além de experiências aplicadas durante a Copa do Mundo Fifa 2014. Em Macaé, a iniciativa começou a ser desenvolvida em 2021 e tornou-se programa contínuo da gestão municipal a partir de 2024. O município é um dos poucos brasileiros a adotar esse modelo de categorização de forma estruturada e contínua.
Desde 2023, o programa foi institucionalizado como permanente da Covisa e vem ganhando destaque. A Secretaria de Saúde do estado participou virtualmente do evento através de vídeo com a nutricionista Jacqueline Toledo Hosken que atua na Coordenação de Vigilância e Fiscalização de Alimentos.
“Parabéns ao governo municipal e a toda equipe da Covisa de Macaé pelo pioneirismo desta política pública fundamental para a vida das pessoas. Os empresários que participam deste programa também mostram que atuam com transparência e responsabilidade na oferta dos serviços de alimentação. O Selo ABC é muito importante em termos de saúde pública”, afirmou Hosken.
Com metodologia científica baseada em autoavaliação e análise de risco sanitário, o selo classifica os estabelecimentos licenciados nas categorias A, B ou C. A proposta é ampliar a transparência para o consumidor e fortalecer a cultura da segurança alimentar no município.
Ao longo dos últimos dois anos, o programa firmou parcerias com instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade Franciscana, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, mais recentemente, com a Universidade Estácio de Sá, fortalecendo a base técnica e acadêmica da iniciativa.
A entrega dos selos foi realizada com a presença de autoridades locais, técnicos da Vigilância Sanitária e representantes do setor alimentício. A cerimônia também homenageou os envolvidos no projeto e reforçou o papel da vigilância sanitária como elo entre a saúde pública, a educação e o fortalecimento da economia local.
Fiscal da Covisa, Bruno Paes informou que novos estabelecimentos poderão se credenciar ao programa a partir do próximo edital que deve ser lançado no fim deste ano.
“Macaé está em crescente desenvolvimento econômico e oferecer estabelecimentos seguros em termos de alimentação é um grande ganho para os consumidores que vivem aqui e os visitantes e uma forma de valorizar mais ainda a nossa economia”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.
Também estiveram presentes à cerimônia o secretário de Saúde, Lucas Dias; a secretária de Atenção Básica, Simone Salles; a coordenadora do curso de Nutrição da Estácio, Gabriele Barcelos; a professora de Nutrição da UFRJ, Ingrid Pereira; e a fiscal Deise Gervásio.