O Macaé Esporte apresentou, na manhã desta sexta-feira (06), o seu primeiro reforço para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. Trata-se do atacante Osmar, de 21 anos, formado nas divisões de base do Fluminense e com passagens pelo Dínamo Zagreb (Croácia) e América. O jogador fez elogios ao novo clube e espera fazer o que mais sabe: gols.
- Disputei os últimos três jogos do América no Carioca e depois fiquei um mês parado. Falta ritmo de jogo, mas vamos ter exatos 30 dias de preparação até a estréia na Série C. Eu fui muito bem recebido pelos companheiros e espero ajudar, com muitos gols, o Macaé Esporte na competição nacional - disse Osmar, que é natural de São Gonçalo, no Grande Rio.
O atacante chegou ao clube na quarta-feira (04), fez todos os exames médicos no dia seguinte, e foi liberado para treinar com os demais jogadores. O gerente de futebol do alvianil praiano, Gustavo Mendes, fez elogios ao jovem atacante, com quem trabalhou no Tricolor das Laranjeiras em 2006, e divulgou a programação do Macaé Esporte da próxima semana.
- O Osmar sempre foi artilheiro nas categorias de base do Fluminense e subiu para os profissionais com o técnico Antônio Lopes. Ele vem para somar e nos ajudar a chegar à Série B do Brasileiro. Iremos dar folga ao grupo neste final de semana e voltaremos a treinar na terça-feira (10) à tarde, já com o planejamento todo voltado para a Série C - frisou Gustavo.
Conheça o Osmar
Até os 15 anos, Osmar somente disputava peladas em São Gonçalo. Tendo chegado às divisões de base do Fluminense em 2002, o atacante já impressionou nas primeiras peneiras realizadas em Xerém. Bicampeão da Copa Macaé de juvenis (2002/2003), tricampeão Carioca de juniores (2004/2005/2006) e campeão do Torneio de Monthey na Suíça, em 2006, Osmar foi promovido aos profissionais no mesmo ano pelo técnico Oswaldo de Oliveira.
Aliás, a trajetória do atacante não é muito diferente da maioria dos jogadores. Antes de chegar ao Fluminense, em 2002, Osmar passou pelo momento mais difícil de sua vida. Ele tinha acabado de perder um irmão, que morreu ao seu lado, na praia, de choque térmico. Mas, logo depois, pintou a chance da peneira no Tricolor. Oportunidade esta agarrada com unhas e dentes pelo jogador.
- Nada na minha vida foi fácil, mas quanto mais a dificuldade apareceu, mas trabalhei. Agradeço muito ao Fluminense pela chance que me deu e a minha mãe, que durante muitos anos bancou minhas passagens para treinar. Eram R$ 12 todos os dias de São Gonçalo a Xerém. Não tive categoria de infantil. Entrei logo no juvenil do Fluminense. Antes só disputava pelada - contou Osmar.
A estréia do atleta nos profissionais do Fluminense ocorreu no empate em 1 a 1 com o Vasco, no dia 3 de setembro de 2006. Osmar entrou na etapa final, deu o passe para o gol de Tuta e quase marcou o da virada, quando recebeu do próprio Tuta no meio da grande área e apareceu chutando forte no travessão. A equipe carioca era comandada pelo técnico Antônio Lopes.
Outro fato marcante da carreira do jogador aconteceu em maior de 2006, quando do jogo-treino que os juniores do Fluminense fizeram contra a Seleção Brasileira, que se preparava para a Copa do Mundo na Alemanha. Osmar conta como foi a sensação de enfrentar alguns dos melhores jogadores do mundo.
- Foi a melhor sensação possível. Jogar contra os melhores do mundo é um sonho de qualquer atleta - concluiu Osmar.
FICHA TÉCNICA
Osmar Ferreira Júnior (Osmar)
Natural: São Gonçalo (RJ)
Posição: Atacante
Idade: 21 anos (21/03/1987)
Altura: 1m81
Peso: 82kg
Trajetória: Fluminense (2002 a 2007); Dínamo Zagreb – Croácia (2007) e América (2008)
Títulos: Bicampeão da Copa Macaé Sub-17 pelo Fluminense (2002/2003); tricampeão Carioca de juniores pelo Fluminense (2004/2005/2006) e campeão sub-20 do Torneio de Monthey (Suíça) pelo Fluminense (2006).