Cercado de muita rivalidade, o clássico entre Macaé Esporte e Independente promete parar o município neste sábado (25), às 15h, no Estádio Expedicionário. Os times irão medir forças em confronto válido pela segunda rodada do Grupo A do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Na estréia, o Macaé Esporte passou pelo Cardoso Moreira por 3 a 0 no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, enquanto o Independente perdeu de 3 a 0 para o Floresta, em Cambuci.
E o Macaé tem uma escrita para defender contra o Independente. O clube nunca perdeu para o rival. Aliás, venceu todas as três partidas da história. Os dois primeiros jogos foram em 2002, pelo Estadual da Segunda Divisão, e o alvianil venceu ambos por 1 a 0. No dia 23 de junho, pela quarta rodada, o atacante Cado, que hoje está no Independente, fez o gol da vitória no Cláudio Moacyr. No returno, no Expedicionário, o herói da tarde foi o também atacante Douglas, no dia 28 de julho, véspera do aniversário do município.
O último clássico entre Macaé Esporte e Independente foi um amistoso no dia 20 de março de 2005, também no Estádio Expedicionário. Na ocasião, as duas equipes se preparavam para a Segundona daquele ano e o alvianil venceu, de virada, por 2 a 1. Wallacer, hoje no Macaé, abriu o placar para o tricolor. Ainda no primeiro tempo, o meia Pelica deixou tudo igual e o gol da vitória do Macaé Esporte aconteceu na etapa final, através do zagueiro Léo.
– Essa questão de retrospecto não tem peso algum no clássico deste sábado. Cada partida tem uma história diferente e o Independente vai querer se recuperar da derrota na estréia. O nosso pensamento é conquistar os três pontos, que serão fundamentais em termos de classificação. O quanto antes nós conseguirmos a vaga será melhor – disse o atacante Vitinho, do Macaé Esporte.
Daquela equipe do Independente de 2005, quatro jogadores estão hoje no alvianil. Além do meia Wallacer, vieram o zagueiro Emerson e os volantes Pezão e Dudu. E o tricolor macaense tem no seu atual elenco cinco atletas que já vestiram a camisa do Macaé. Além de Cado, passaram pelo clube o goleiro Jefferson, o lateral-esquerdo Raniere e os atacantes Rafael Zaror e Jordan. Isso sem contar o técnico Jeová Ferreira, que passou pelo Macaé duas vezes. Foi campeão invicto da Terceirona em 1998 e vice da Segundona em 1999 e 2002. Sua última passagem pelo clube foi em 2004.