Foto: Rui Porto Filho
Meia Serginho entrou no segundo tempo, mas foi bem marcado
O Macaé Esporte sofreu, na noite deste domingo (27), a sua segunda derrota consecutiva no Grupo B da Taça Guanabara. Jogando no Engenhão, a equipe comandada pelo técnico Dário Lourenço perdeu de 3 a 1 para o Fluminense, vice-líder com 100% de aproveitamento, atrás do Botafogo apenas no saldo de gols. Já o Alvianil Praiano caiu para o sexto lugar, com 3 pontos.
No domingo (30), Macaé e Fluminense voltam a se encontrar, mas obviamente em confrontos diferentes. Ambos jogarão no mesmo palco: o Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. Enquanto o Tricolor das Laranjeiras enfrenta o Cabofriense, às 17h, o Alvianil mede forças com o Bangu na partida de fundo. Os confrontos são válidos pela quarta rodada do turno do Carioca.
O jogo
Animada com os reforços Cavalieri e Edinho, a torcida do Fluminense viu o Macaé começar assustando. Um cruzamento perigoso de Marcos Tamandaré aos 2min e a cabeçada de Daniel Melo aos três ligaram o sinal de alerta na equipe tricolor. O Fluminense tinha dificuldade para organizar as jogadas e o Macaé se aproveitava do espaço para tentar surpreender o campeão Brasileiro quase sempre com arrancadas do Marcos Tamandaré. Aos 6min, o ele fez boa jogada e cruzou para Robson, que desperdiçou a oportunidade.
O Fluminense só deu o ar da graça aos 10min, quando Mariano chutou cruzado e Rodriguinho desviou, mas a bola saiu pela linha de fundo. Depois dos 15min, o Tricolor passou a controlar as ações no meio, embora continuasse com dificuldade para construir jogadas que levassem perigo ao gol do Macaé. Só depois da parada do tempo técnico é que o Flu começou a impor seu ritmo de jogo. Aos 26, o goleiro Éverton fez defesa difícil em cabeçada de Rodriguinho e, no minuto seguinte, Fred proporcionou um momento de grande emoção ao matar uma bola no peito e dar uma linda bicicleta, mas a bola se chocou com o travessão.
O lance entusiasmou a torcida e o Flu respondeu em campo, aumentando a pressão em busca do primeiro gol, que acabou acontecendo aos 35min, quando o lateral Carlinhos recebeu de Tartá, livrou-se do marcador e acertou um belo chute no ângulo do goleiro Everton. Antes de o árbitro encerrar a primeira etapa, o Tricolor ainda teve uma chance de ampliar com um chute de Fred que levou muito perigo ao gol do Macaé.
O Fluminense voltou do intervalo com o meia Marquinho no lugar de Tartá e mais disposição ofensiva. E, logo aos 2min, o Tricolor ampliou. Carlinhos fez boa jogada pela esquerda, cruzou e Souza entrou de carrinho para marcar seu primeiro gol com a camisa do Fluminense. Este segundo gol caiu como uma ducha de água fria no Macaé e o Flue chegou ao terceiro tento aos 8min, novamente com Souza que cobrou falta com categoria e colocou a bola no canto esquerdo do goleiro Everton.
Logo depois, Danilo arrematou de longe e Diego Cavalieri quase foi surpreendido, mas acabou fazendo a defesa em dois tempos. O Tricolor seguia pressionando e, aos 19min, Souza bateu de voleio e deu novo susto no goleiro do Macaé. Aos 24min, Fred deu passe de calcanhar para Rodriguinho, mas a zaga chegou junto e o chute saiu fraco e foi defendido com facilidade por Everton.
Aos 37, Fred recebeu na entrada da área, iludiu um marcador e mandou de esquerda, mas Everton fez grande defesa, mandando a bola para escanteio. Três minutos depois, Willians se chocou com Gedeil e o árbitro marcou pênalti inexistente. Fred cobrou rasteiro no canto direito, mas a bola bateu na trave direita. O gol do Macaé só veio aos 42min. Osmar arriscou de longe, o estreante Diego Cavalieri soltou a bola e Robson entrou para marcar, em lance de oportunismo.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X MACAÉ
Data/Hora: 27/01/2011 – 19h30
Local: Engenhão
Público: 7.781 pagantes (10.190 presentes)
Renda: R$ 155.235,00
Árbitro: Eduardo Cordeiro Guimarães
Auxiliares: Silbert Faria Sisquim e Luiz Antônio Muniz de Oliveira
Cartões amarelos: Leandro Euzébio, Carlinhos, Diguinho e Tartá (FLU); Gedeil e Serginho (MAC)
>> Fluminense: Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos (Marquinhos, 21’2ºT; Edinho, Diguinho, Souza e Tartá (Marquinho, intervalo); Rodriguinho (Willians, 37’2ºT) e Fred. Técnico: Muricy Ramalho.
>> Macaé Esporte: Éverton; Marcos Tamandaré (Johnatan, 11’2ºT), Eduardo Luiz, Daniel Melo e Bill; Gedeil, Osmar, André Gomes (Rincón, 17’2ºT) e Danilo; Luís Mário (Serginho, 11’2ºT) e Robson. Técnico: Dário Lourenço.