logo

Macaé estará presente na quinta Febrace, na USP-SP

09/03/2007 16:41:29 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Três trabalhos de alunos de Macaé serão expostos na 5ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace /2007), no campus da Universidade de São Paulo (USP). O evento começa na próxima terça-feira. Por meio das secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia, a prefeitura está participando ativamente do acontecimento. A Escola Técnica Federal (Uned – Macaé) também dará apoio, fornecendo transporte para seus alunos e aos da rede estadual.

Atualmente, Macaé é bi-campeã estadual, tendo vencido a última Febrace. O assessor da secretaria de Ciência e Tecnologia, Marcelo Machado, e a professora Martinha Pimentel, da Secretaria de Educação, que coordenam as feiras do município, estão muito felizes com o sucesso alcançado neste curto espaço de tempo. “Agradecemos o apoio que o prefeito Riverton Mussi tem nos dado através de nossas secretarias e acreditamos que teremos uma Macaé muito melhor, contribuindo para o Brasil, pois em poucos anos, estas crianças e adolescentes de hoje serão os futuros empresários e cientistas de um futuro muito próximo”, afirmam orgulhosos.

Os trabalhos

Os três trabalhos macaenses são: “A Dioxina Vai te Pegar”, da rede municipal; “Circuitos Lógicos”, da rede estadual, e “Fábrica Piloto de Biodíesel”, da Escola Técnica. “A Dioxina vai te Pegar” é um trabalho que venceu a última feira de ciências das escolas do município, realizada em outubro, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). Foi feito pelos alunos Rafael de Oliveira Guimarães, Douglas Daudt e Luís Paulo Alves de Carvalho do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho. A coordenação foi realizada pela professora Edna Tereza. Segundo os alunos a dioxina hoje é considerada a substância mais tóxica da natureza e pode ser produzida pela ação do homem no descarte do lixo industrial.

O trabalho “Circuitos Lógicos” foi feito pelos alunos Helio Pereira da Silva Junior, Adeilson Bruno da Silva e Gustavo Cunha de Araújo, do Colégio Estadual Luiz Reid, orientados pelo professor Gildásio Nogueira Magalhães. Seu objetivo é utilizar a lógica de modo lúdico, através de painéis elétricos. Os desafios apresentados caracterizam a forma dos princípios binários e algumas brincadeiras com a falta de lógica evidenciam que a mente humana tem sua própria lógica. “Assim são comparadas a nossa lógica e a lógica matemática dos circuitos elétricos”, comentam os alunos.

“A Fábrica Piloto de Biodiesel”, dos alunos Bruno Damacena de Souza e Laís de Souza Ferreira, acompanhados pela orientadora Margarida Lourenço Castelló, referem à produção de biodiesel a partir de uma unidade produtora em Macaé. Para isso, serão utilizados rejeitos de óleo vegetal usado, colhido em bares e restaurantes. Este projeto já venceu as feiras municipal, estadual e federal.

- Para a Febrace 2007 foram enviados mais de 900 trabalhos de todo o país, avaliados por professores da USP e destes 300 foram selecionados, dos quais constam os três de Macaé – conta Marcelo Machado. Vinte e sete estados brasileiros participarão do evento. Ele acrescenta que em 2007 a Feira Macaense de Ciência e Tecnologia (Femacti) acontece em outubro, reunindo pela primeira vez outros municípios da região. “Isso tornará a Femacti uma das feiras mais importantes do país”, lembra o assessor.

Uma das premiações da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia será representar o Brasil na “International Science & Engineering Fair 2007 (Intel ISEF). “Vamos torcer por nossos alunos que estarão em São Paulo, concorrendo com os melhores trabalhos do país”, afirma o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan. O evento internacional será na cidade de Albuquerque, Novo México nos EUA.
.