Após reunião do prefeito Riverton Mussi com o diretor-gerente da Corporação Venezuela de Petróleo (CVP), a Petrobras da Venezuela (PDVSA), Carlos Figueredo, na Rio Oil & Gas, no Rio, uma comitiva de empresários venezuelanos visitou Macaé nesta sexta-feira (15). Em reunião no paço municipal da prefeitura com o Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, os empresários obtiveram dados socioeconômicos de Macaé e conheceram políticas públicas de governo.
- Desenvolvemos relação de comércio internacional com vários países. Com Angola, na África, assinamos tratados de cidades-irmãs, o que facilita a ligação comercial, política e industrial entre as partes. Sugiro que este mesmo sistema de tratado seja estabelecido com a Venezuela – afirmou o Coordenador de Comércio Exterior.
No encontro, os representantes da prefeitura e os venezuelanos trocaram informações e ficou decidido que haverá uma outra visita em Macaé. “Temos muitos assuntos para conversar, por isso voltaremos para uma próxima reunião”, afirmou a comitiva internacional formada pelo assessor de recursos humanos da PDVSA, Romen Salcedo, o gerente de logística operacional da PDVSA, Freddy Fernandez, o diretor da Brasil Suplly Venezuela, Marcelo Bragança, entre outros técnicos.
Uma das questões discutidas com os representantes do governo foi sobre investimentos em serviços públicos e o arranjo produtivo do petróleo e gás. Adolpho Moura deu destaque às potencialidades econômicas de Macaé e a logística do município, que será incrementada com a ampliação do aeroporto com o estudo para a nova pista de 2,4 mil metros. “Uma pista de 2,4 mil metros permite o pouso de aviões cargueiros internacionais”, ressaltou, acrescentando que existe o interesse das empresas da cidade de aumentar o volume de exportação de tecnologia brasileira de petróleo e gás para América do Sul e para o oeste africano.
A implantação em Macaé dos Pólos Industrial e Tecnológico, além da ampliação do Pólo de Serviços foi outro assunto conversado. O subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano, explicou que Macaé desenvolve uma política de preservação do meio ambiente com legislação ambiental severa para garantir o equilíbrio da cidade e detalhou algumas ações ambientais. Também participaram da reunião o assessor especial da Secretaria de Comunicação, Décio Braga, o diretor da Brasil Supply, Alberto Machado e assessores da comitiva venezuelana.