Macaé expande ações do Programa Municipal de Atenção Domiciliar

28/05/2013 17:11:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Guga Malheiros

Programa visa proporcionar ao paciente um cuidado contextualizado à sua cultura

Com o objetivo de ampliar as ações de atendimento humanizado no município, visando à proximidade da equipe de saúde com o usuário, a Prefeitura de Macaé sediou na manha desta terça-feira (28), no auditório do Paço Municipal, uma oficina de trabalho sobre o Programa “Melhor em Casa”, do Ministério da Saúde. O programa visa proporcionar ao paciente um cuidado contextualizado à sua cultura, rotina e dinâmica familiar, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções. A oficina teve como intuito divulgar e orientar sobre a implantação do programa nos municípios.

O Programa Melhor em Casa é realizado em municípios com população acima de 20 mil habitantes. O Ministério da Saúde define o número de equipes multiprofissionais por cidade, baseado na quantidade de habitantes. A equipe é formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, nutricionista e assistente social.

O projeto é voltado para pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. Eles terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.

A implementação dos serviços do programa “Melhor em Casa” no município passa por várias etapas, inclusive de repasses do Ministério da Saúde. O projeto prevê a redução das filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.

Estiveram presentes na oficina cerca de 40 profissionais dos municípios de Quissamã, São José de Ubá, Conceição de Macabu, São Fidélis e São João da Barra, além do subsecretário de saúde de Macaé, Michel Haddad e de representantes do Programa de Assistência Domiciliar Terapêutica de Macaé (PADT). 

Hoje 320 famílias são atendidas no PADT. Com a implantação do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), esse número aumenta em 30%. Macaé possui todas as exigências solicitadas pelo Ministério da Saúde para implantar o projeto. A expectativa é que até o julho o projeto seja implantado.

A oficina será realizada em parceria com Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RJ (COSEMS RJ), a Superintendência da Atenção Básica/Subsecretaria de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SAB/SAS/SES RJ), a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS) e as secretarias municipais de Saúde das Regiões Norte e Noroeste.