Em parceria com o Banco do Brasil, Emater e Agrape, o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) disponibilizou uma linha de crédito de R$1,2 milhão do Programa de Agricultura Familiar (Pronaf). Os recursos vão ser disponibilizados através do programa Macaé Facilita para produtores rurais e pescadores.
O anúncio foi feito para as principais lideranças dos segmentos na manhã desta quinta-feira (25), no auditório da Agrape. O dinheiro deverá ser usado para custeio - pequenas despesas como conserto de redes, equipamentos para barco e cercas. Todo processo de empréstimo será feito na agência do Macaé Facilita, na Barra de Macaé.
Para desburocratizar o processo, um software de cadastro do Banco do Brasil foi disponibilizado para ser usado dentro do Macaé Facilita. Para o gerente do Banco do Brasil, Rui Frias Rabelo, a parceria com a prefeitura vai possibilitar o acesso dos interessados, já que na agência não há uma estrutura adequada para atendimento.
Caberá à Emater fazer a classificação do faturamento anual, feito através da emissão do DAP (documento de aptidão ao Pronaf), e que determinará o valor que o pequeno produtor ou pescador poderá pegar. “O Macaé Facilita tem procurado identificar as demandas e procurando soluções através de parcerias, como foi feito agora com o Banco do Brasil”, lembra o presidente do Fumdec, Jorge Siqueira.
Segundo o presidente do Fumdec, o Macaé Facilita tem apresentado um bom resultado. “Temos conseguido atender o pequeno produtor facilitando seu acesso a crédito e, tudo isso através da estrutura municipal”, relata Siqueira.
O presidente do Fumdec espera, com a inauguração das demais agências do Macaé Facilita, expandir esses serviços. “Essa é a contrapartida do município”.
O presidente da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape), Luiz César Pereira Martins, reforçou a importância dos pequenos produtores aproveitar essa oportunidade. “Estamos oferecendo condições e esperamos que vocês aproveitem para deslanchar o seu negócio”, disse.