Projetar Macaé no mercado petroleiro internacional é o objetivo da assessoria de Relações Internacionais, ligada à Secretaria Especial de Governo, que vem realizando diversas reuniões de negócios com representantes de países como Angola, Reino Unido e Noruega.
Segundo o assessor de Relações Internacionais, Adolpho Moura, com Angola, por exemplo, a finalidade é atender a demanda de intercâmbio de negócios e técnicos com ambos países. “Durante uma conversa com o embaixador angolano, ele me cobrou uma posição por conta dessa demanda. Uma comitiva macaense será enviada a Angola para discutir o que será realizado. Queremos desenvolver a Câmara de Comércio Brasil-Angola, em conjunto com a Câmara de Negócios Internacional. A partir do mês de janeiro criaremos uma pauta comum para ver o que os dois países podem fazer em conjunto”, destacou o assessor.
Outro país com interesses no município é a Noruega. Durante reunião com o embaixador do norueguês, foi pedido ao assessor para representar a prefeitura de Macaé em visita a Feira no Porto de Stavenger, na cidade de Oslo. “O interesse do país é de criar condições para a abertura do Porto de Açu. Como a Noruega é ligada à navegação, eles querem desenvolver uma infra-estrutura de navegação para o Porto”, completou Adolpho
O Reino Unido, por conta da visita do Duque de York a Macaé, realizou este mês reunião no Consulado Britânico, no Rio de Janeiro. A assessoria de Relações Internacionais e o Departamento de Comércio da cidade de Aberdeen discutiram sobre negócios. Um dos pontos citados foi o desenvolvimento da área de treinamento de profissionais em Macaé. Uma agenda de trabalho entre os dois países será iniciada em janeiro de 2008, aprimorando o setor de negócios. “Com isso desenvolvemos não só o nosso município, mas também todo o país no setor de comércio petroleiro internacional”, concluiu Adolpho Moura.