Os secretários de Governo, André Braga e de Indústria, Comércio, Abastecimento e Energia, Alexandre Gurgel, se reuniram na segunda-feira (28) com o cônsul britânico Tim Flear, no gabinete, para estreitar o relacionamento de Macaé com o consulado e estabelecer um contato de cordialidade com o novo representante do governo britânico no Brasil. O objetivo do encontro foi trocar informações e mostrar as potencialidades econômicas de Macaé. O Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, também participou do encontro.
- Cheguei no Brasil há seis semanas e Macaé é a primeira cidade que visito fora do município do Rio de Janeiro. Esperamos ter uma relação de sucesso com vistas a oportunidade de negócios – afirmou Tim Flear, ressaltando que nas poucas horas que estava em Macaé, percebeu o dinamismo da cidade e o desenvolvimento focado na indústria do petróleo e gás e no setor de construção civil. “Vemos que cidade está crescendo com velocidade e com as informações que captei, percebo que o município cresce com visão de futuro”, comentou.
Os secretários expuseram dados socioeconômicos de Macaé, entregaram o Guia do Empreendedor do município e comentaram as potencialidades industriais e econômicas, além da busca por atração de empresas tanto da área petrolífera quanto de outros setores. “Em Macaé está sediada a base de operações da Petrobras no Norte Fluminense, além de todas as multinacionais de petróleo e gás. Estamos abrindo contato com investidores para ampliar os empreendimentos na cidade”, pontuou o coordenador de Comércio Exterior.
O secretário de Governo, André Braga, explicou ao cônsul que o governo municipal busca uma boa relação com os governos estadual e federal, principalmente na reestruturação de setores da cidade afetados ao longo dos anos com a cadeia produtiva do petróleo. “Macaé é hoje a locomotiva que impulsiona a economia do Estado”, comentou.
Braga acrescentou que Macaé já está com o anteprojeto de lei do Plano Diretor pronto, onde estarão as diretrizes das macro áreas de crescimento da cidade. “A política habitacional do município é outro ponto a ser observado, entregamos em julho 321 casas populares e o objetivo é chegar a 2,5 mil unidades até o final do governo”, salientou.
O secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, deu uma visão macroeconômica para o cônsul da economia brasileira e ressaltou a importância de Macaé no cenário internacional de negócios. “O Risco-Brasil está caindo, o que contribui para um bom cenário de investimentos e em Macaé estamos desenvolvendo política de atração e retenção de investimentos para impulsionar o desenvolvimento econômico“, disse.
Tim Flear entra no consulado no lugar do então cônsul geral britânico Paul Yaghnourian, que também já visitou Macaé e se encontrou com o prefeito Riverton Mussi.
.