A Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas (Cepod) recebeu, recentemente, a visita da psicóloga Tânia Grigolo, representante da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça (MJ), Interlocutora Regional do Projeto Redes. O objetivo foi dar início às atividades de articulação de redes intersetoriais às pessoas em sofrimento decorrente ao uso de crack, álcool, tabaco e outras drogas e, assim fortalecer as ações do Programa Crack é Possível Vencer.
A Cidade de Macaé foi indicada para compor o grupo de cinco municípios que serão acompanhados pela psicóloga - entre eles estão Joinvile, Curitiba, Caxias do Sul e Novo Hamburgo.
A indicação dos municípios foi baseada em função da atuação de cada um deles, considerando a adesão ao Programa Crack é Possível Vencer e o comprometimento com o trabalho de construção de rede intersetorial e articulação, entre outros atores envolvidos e suas potencialidades.
Macaé foi contemplada com edital para Seleção de um Articulador Local para a cidade, com a finalidade de fomentar, em consonância com o Interlocutor Regional, a articulação das políticas sobre drogas para uma oferta de cuidado com aproximação e construção de trabalho a ser realizados nos próximos 10 meses.
A Cepod deu sequência ao trabalho de fortalecimento e ampliação do cuidado e rede intersetorial de álcool, tabaco e outras drogas, participando da 1ª Oficina de Formação dos Articuladores do Projeto Redes, (Senad/MJ), na Fiocruz, em Brasília, nos dias quatro e oito deste mês. O evento foi uma iniciativa do Ministério da Justiça (MJ), Ministério da Saúde (MS) e Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
Macaé conta com o Articulado Local, Alex da Silva Xavier, que iniciará as atividades nesta semana, a partir da 19ª reunião do Comitê Gestor Municipal do Programa Crack é Possível Vencer.