Foto: Flávio Sardou
Macaé investe em tecnologia para alternativa além do petróleo
Apesar de ter menos de dois anos em execução, o Projeto do Macaé Techno Park (Parque Científico e Tecnológico) já é destaque no estado com o Programa de Incubação de Empresas e, além disso, tem uma de suas metas –a de incentivo à curiosidade científica desde os primeiros anos de escolaridade e estímulo à inovação - reconhecida pela Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Pelo sucesso da última edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2014 (SNCT), este ano, o Ministério indicou o município para coordenar outros nove da Região Norte e Noroeste Fluminense na organização dos eventos. A reunião da comissão intermunicipal acontece, nesta quarta-feira (26), às 13h30, em Campos.
Até a construção de sua sede, na Linha Verde, o projeto do Techno Park, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, é implementado no Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT). Macaé vem trabalhando para garantir, em um futuro próximo, além do título de Capital Nacional do Petróleo, o de Capital Nacional da Tecnologia. No município, estão instaladas grandes universidades e institutos tecnológicos que estimulam a pesquisa. Macaé é o único município de médio porte no Brasil que possui quatro laboratórios acreditados junto ao Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e reúne o maior número de grandes empresas de serviços prestados ao setor de óleo e gás. Fora isso, tem a segunda maior rede hoteleira do estado, os tradicionais setores de pescado e pecuária e todo o turístico a ser explorado. Necessidade de inovação em todos esses ramos, ao bom empreendedor do município eregião não falta. Isso impulsiona o Macaé Techno Park. Portanto, a consciência de que ‘inovar é preciso’ é necessária desde o Ensino Fundamental.
A reunião desta quarta será na Secretaria de Educação de Campos, localizada na Praça Cinco de Julho, 60. O encontro, fora Macaé e Campos, contará com a participação de Italva, Cardoso Moreira, São João da Barra, Quissamã, Aperibé, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira e Santo Antônio de Pádua. A primeira reunião da comissão aconteceu, no último dia 8, também em Campos. De lá para cá, muitos avanços foram feitos, apesar da dimensão do evento. Toda a programação já foi definida e será, em breve, divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo de Macaé. Ela acontecerá em três locais: na Cidade Universitária; no Polo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no bairro São José do Barreto (Nupem/UFRJ); e na Praça Washington Luiz, no Centro. São esperadas mais de 10 mil visitas de estudantes e população em geral. Neste momento, as 23 instituições parceiras instaladas no município organizam suas atividades e a equipe do IMCT visita escolas particular, estadual e municipal para orientar os professores sobre formas de levar os alunos a despertarem para a pesquisa.
- A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá, em Macaé, de 20 a 22 de outubro e contará com três Ações Integradas. Elas envolverão, além da prefeitura, universidades, faculdades, institutos, centros técnicos, tecnológicos e profissionalizantes, entidades do terceiro setor, empresas, pequenos empreendedores, estudantes e o cidadão em geral. Todas as atividades terão entrada franca, diz o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo (C&T), Joelson Tavares.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico aprova projeto de Macaé
O Prêmio Nobel de Física do último ano foi dividido entre três cientistas que desenvolveram o LED azul, fonte de luz mais eficiente e ecologicamente correta. Inspirados nessa inovação, o tema da SNCT 2015 é “Luz, Ciência e Vida”. Para estimular ações nessa área do conhecimento, em todo o Brasil, a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ/MCTI) organizaram um edital de R$ 2,5 milhões.
- Macaé assume a Coordenação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Região Norte e Noroeste Fluminense em 2015, após aprovação pelo CNPQ, por intermédio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Projeto de apoio a C&T apresentado pelo IMCT. Nossas reuniões regionais são para discutir a execução desse projeto aprovado, informa o coordenador do projeto, Robério Fernandes.
Em todo o território nacional, a SNCT acontecerá de 19 a 25 de outubro, e terá como objetivo celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico, com base em uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. Em Macaé, a iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Turismo que, além de toda a estrutura para o evento, mantém à disposição para estudantes, pesquisadores e empresários de Macaé, os sete laboratórios modernos do IMCT, com equipamentos com tecnologia de ponta, técnicos especializados e instalações de padrão internacional. No período de 2015 a 2016, a tarefa do IMCT, juntamente com os demais municípios, será fazer que outras cidades da região sejam estimuladas a participar do evento nacional que tem como principal meta aproximar a população do universo científico. O instituto está localizado na rua Alcides da Conceição, 159, Novo Cavaleiros.