Foto: Arte
Soluções inovadoras marcam projeto do Parque Científico e Tecnológico
Investir em novos potenciais que contribuam para o desenvolvimento regional, por meio de soluções inovadoras, é o objetivo da Incubadora de Empreendimentos Tecnológicos de Macaé, que será inaugurada nesta terça-feira (19), às 15h, no Instituto Macaé de Ciências e Tecnologia (IMCT), localizado no bairro Novo Cavaleiros, junto aos polos offshore e universitário.
Confirmaram presença no evento que marca a consolidação de uma etapa do Projeto do Parque Científico e Tecnológico, o Macaé Techno Park, gestores municipais e de academias regionais.
Macaé é um município estratégico no estado para abrigar um parque tecnológico por ser polo nacional da indústria de petróleo e gás e concentrar importantes universidades, com o fortalecimento do processo de interiorização acadêmica, a partir de 2009.
A incubadora oferecerá aos primeiros novos quatro projetos selecionados por edital aberto em agosto de 2015: suporte administrativo, contábil, técnico e científico, em um espaço físico compartilhado (coworking).
O modelo propicia a interação entre os empreendedores e a motivação recíproca, e ainda disponibiliza o apoio de entidades parceiras, em especial da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé (UFRJ/Macaé). A incubadora também será um espaço aberto para capacitação e para a informação de empreendedores e de pesquisadores, através de formação de Núcleos de Pesquisa, workshops, palestras, Fóruns, entre outras atividades interativas.
Em 2015, uma primeira etapa foi concluída com êxito. Catorze empresas participaram da fase de pré-incubação. Entre as participantes da primeira fase que se inscreveram no Edital 01/2015 para incubação, uma foi selecionada, a BR Solutions, do empresário Bruno Silva. Seu negócio oferece soluções personalizadas em Tecnologia da Informação (TI). Inicialmente seus projetos eram voltados para logística de transporte de materiais. Mas, atualmente, o empresário tem uma visão bem mais ampla de seu empreendimento e pretende expandir os serviços de acordo com as necessidades dos clientes. Sua história, que já começou como de sucesso - negócio com crescimento anual projetado em 300%, faturamento inicial de R$ 10 mil por mês e mais de 130 usuários de início – é um dos exemplos de casamento perfeito entre a academia, o empreendedorismo e as demandas do mercado, muito próprias de Macaé.
Bruno Silva e seu sócio, um colega de turma, desenvolveram a ferramenta BR Solutions - soluções personalizadas em TI, quando cursavam a graduação em Sistemas de Informação na Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), na Cidade Universitária de Macaé. Tudo começou com um projeto acadêmico, de dezembro de 2013 a abril de 2014. Essa foi uma das pontas. A outra também estava em Macaé. O primeiro cliente da empresa foi uma grande multinacional com base no município e sua principal transportadora. Para ligar as duas pontas, os sócios passaram pelo processo de pré-incubação, que viabilizou o empreendedorismo já presente na dupla. Para o IMCT, é este o papel do poder público: estimular a pesquisa, a inovação, soluções, diversificando a economia local, gerando emprego e renda.
Assim como a BR Solutions, as outras três empresas selecionadas pelo edital: a “Pointe - Pontos de Ônibus Inteligentes”, de Lucas Peixoto; a “EcoResidência - Soluções em Sustentabilidade”, de Rafaela de Lima e Vinicius Scaringi e a "Matricaria - Economia Criativa", da Cristiane Shizue Tamaki e de Moisés Marinho Cavalcante, seguem padrões parecidos.
Moisés Marinho, por exemplo, é bioquímico e professor da UFRJ/Macaé. Ele e a bióloga Shizue Tamaki atuam no Matricaria - Jardim Sensorial há quinze anos. Apesar do projeto de terapia laboral já ter sido realizado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e em grandes empresas, é inédito e inovador em toda a Região Norte Fluminense. Além de apostarem nesse diferencial, há a proposta de responsabilidade social empresarial, por envolver no projeto a inclusão por meio do trabalho de cegos e de pessoas com deficiências intelectuais.