Foto: Guga Malheiros
Devido às epidemias de dengue que geralmente ocorrem nessa época do ano, a Prefeitura de Macaé realizou na manhã desta quarta-feira (16), no auditório do Conselho Municipal de Saúde, um curso de capacitação focado nas atividades do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), principalmente no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Além dos 50 agentes que foram convocados no último concurso, funcionários que estavam cedidos também serão reintegrados ao CCZ através do curso. A iniciativa busca formar e habilitar os profissionais nas partes técnica e teórica.
Orientações sobre como reconhecer o mosquito, os pontos estratégicos para o combate das pragas, além de conduta, procedimentos de fiscalização, contato com a população, entre outros assuntos, foram abordados no curso. A equipe ainda compareceu ao CCZ para ver na prática a questão do reconhecimento geográfico, como o mapeamento dos quarteirões nos bairros e preenchimento de boletins. Os profissionais também já estão recebendo treinamento nas ruas, acompanhados de agentes mais experientes.
A princípio, todos os agentes serão lotados no programa de combate à dengue, porém, depois eles serão distribuídos em outras equipes. Por esse motivo, o curso apontou todos os programas que fazem parte do quadro do CCZ, como: controle de roedores, apreensão de pequenos e grandes animais, controle de animais sinantrópicos (pombos, morcegos, escorpião e aranha), além das campanhas de vacinação antirrábica.
O Centro de Controle de Zoonozes de Macaé funciona na rua Velho Campos, 1038, Centro. O telefone para o atendimento à população é o 2772-6461.