logo

Macaé ganha unidade do Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente

05/07/2010 15:55:33 - Jornalista: Equipe Secom

A rede de assistência social de Macaé e o Conselho Tutelar ganham este mês mais um grande aliado na garantia de Direitos da Criança e Adolescentes em Macaé, o Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente (NACA) vítimas de maus tratos, abusos e exploração sexual.

O NACA faz parte do Programa de Maus Tratos da Fundação da Infância e Adolescência do Governo Estadual do Rio de Janeiro que colocou Macaé como referência no enfretamento aos maus tratos após audiência pública realizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDDCA –, em novembro do ano passado, que discutiu a fundo os motivos pelos quais a cidade se encontrava na 5ª posição no Índice de Homicídios na Adolescência (IHA).

“É gratificante receber o retorno quando buscamos ajuda. Quando nos deparamos com a oficialização dos dados de adolescentes de Macaé não tivemos dúvidas em buscar no conjunto da cidade as alternativas, as soluções, para resolvermos o problema. A sensibilização do governador Sérgio Cabral com nossa cidade e a articulação em conjunto com o prefeito Riverton Mussi, foi fundamental para a implantação do projeto", destacou o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé, Antonio Felipe Gonçalves.


O programa funciona em diversos municípios do Estado e tem como finalidade atuar na prevenção e no atendimento especializado em casos de média e alta complexidade de forma interdisciplinar, intersetorial, humanizada e integral. A Associação de Proteção à Infância de Campos (APIC), instituição gestora do projeto, fará a capacitação metodológica de toda equipe escolhida para atuar no NACA-Macaé nesta quarta-feira.

“Aqui teremos o desafio de contribuir basicamente na detecção e comprovação das supostas violências notificadas através de atendimento especializado e interdisciplinar para avaliação técnicas precisas. Sempre com o intuito de diminuir ou acabar com a violência contra a criança e o adolescente”, afirma Juliano Sebastian, coordenador do NACA-Macaé.

Já nos primeiros meses de funcionamento a expectativa é de atender cerca de 180 crianças e adolescentes de toda região. O Projeto funciona na Avenida dos Jesuítas, 117, Imbetiba. Telefone: (22) 27590903.