O secretário adjunto da Casa Civil, Luiz Fernando Borba Pessanha, recebeu nesta sexta-feira (16) representantes do Ceafa - Centro de Distribuição de Alimentos e Hortifruti no Atacado e Varejo. No encontro foi apresentado o complexo de distribuição de produtos agrícolas que será instalado em Macaé, com previsão de inauguração da primeira fase no segundo semestre de 2024. O grupo também esteve com o prefeito Welberth Rezende na manhã desta sexta, em reunião na Casa do Empreendedor.
De acordo com Luiz Carlos de Sá, representante da construtora responsável pelo empreendimento, o complexo está na fase de concepção do projeto para que sejam iniciadas as fases de licenciamento.
O atual secretário de Casa Civil, que já esteve à frente da Agroeconomia, destacou a importância para o município a partir do início das atividades do Ceafa. "Uma iniciativa como essa possibilitará o escoamento da produção de pequenos, médios e grandes produtores rurais de Macaé e região, beneficiando toda uma cadeia produtiva", apontou, acompanhado da representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Mariana Previtali.
Além do Ceafa, o complexo comercial prevê - para a segunda etapa que deverá ser implantada ao longo de dois anos após a inauguração -, o funcionamento de outras atividades como Shopping Popular e Mercado Central, totalizando 1.680 pontos de venda, com a geração de 6.500 a 8 mil empregos diretos.
"A previsão é de que o Ceafa envolva cerca de 2 mil produtores rurais atuando no fluxo de comercialização de alimentos no atacado e varejo. É um grande modelo de negócio que irá atender toda essa região do norte fluminense, dos lagos, estimada em quase 2 milhões de pessoas", afirmou Nixon Jaime, presidente do Ceafa.
O empreendimento será instalado em uma área de 500 mil metros quadrados localizada na BR-101, próximo ao entroncamento com a RJ-168, sentido região serrana.