Macaé garante tratamento oncológico no município

05/09/2014 18:51:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Os pacientes contam com atendimento que vai do diagnóstico ao tratamento

Os serviços de oncologia são prioridades da gestão municipal. Atualmente, 80% dos novos casos de câncer são acompanhados em Macaé. O paciente conta com uma rede de atendimento que vai do diagnóstico ao tratamento, com equipe multidisciplinar. O Centro de Tratamento Oncológico, inaugurado em setembro do ano passado, no Hospital São João Batista, tem 128 pessoas em acompanhamento. Além disso, para agilizar as consultas, exames e cirurgias, foi criada a Regulação de Oncologia, que funciona na coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria.

A aposentada Káthia Dias Reid, 52 anos, reconhece a importância do atendimento na cidade. Há dois meses terminaram as sessões de quimioterapia, que foram iniciadas em fevereiro deste ano, no Centro de Tratamento Oncológico, para tratar um tumor no ovário esquerdo.

- Comecei a perceber uma mudança no meu abdômen e procurei os médicos da rede municipal de saúde, quando fui diagnosticada com câncer. A partir disso, fui encaminhada para a Regulação de Oncologia e fiz duas cirurgia pelo SUS, além de todo acompanhamento. Meus pais, que morreram de câncer, não tiveram a oportunidade de fazer o tratamento da doença no município. Não desanimei com a vida, por isso, sou convidada a contar minha história para pessoas que estão passando pelo mesmo problema -, destacou Káthia.

De acordo com a reguladora de Oncologia, Ana Terra, ao receber o diagnóstico de câncer, o paciente deve procurar a Regulação de Oncologia. Ela acrescenta que o município, por enquanto, atende os seguintes casos: estômago, intestino delgado, colón, junção retossigmoide, reto, pâncreas (aparelho digestivo); brônquios e pulmões (aparelho respiratório); mama; ovários, colo de útero, endométrio, corpo uterino (órgãos genitais femininos); próstata, testículos e bexiga (órgãos genitais masculino). Já foram realizadas 216 sessões de quimioterapia, desde a sua implantação em fevereiro.

Os casos de leucemia, câncer infantil e os que necessitam de radioterapia, são encaminhados para unidades de referências, em outros municípios, e recebem transportes e exames.

A Regulação de Oncologia realiza a triagem do paciente e, de acordo com seu diagnóstico, aciona o sistema de saúde em todos os seus graus de complexidade, desde o acesso à consulta, exame, cirurgia, transporte, até o final do tratamento. Também é oferecido atendimentos com psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, além do apoio do Núcleo Municipal de Atendimento ao Paciente Oncológico e o Programa de Atenção Domiciliar Terapêutica (PADT).

O Centro de Tratamento Oncológico funciona no Hospital São João Batista, situado à praça Veríssimo de Mello, 391 – Centro. Telefone: 22 – 2796-1500 (1504) Ramal: 227. A Regulação de Oncologia funciona na sede da Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria, localizada na Rua Benedito Peixoto, 10 no Centro. Telefone 22 - 2796-1326.

Lei amplia tratamento do câncer

Tornar Macaé uma referência no tratamento de câncer. Esse é objetivo da Lei Municipal 4.054/2014 publicada em junho, que destina uma contribuição social de 2% do faturamento bruto dos contratos das empresas fornecedoras da Prefeitura de Macaé para o Programa Pró tratamento do Câncer.

A contribuição social se dará em caráter complementar à implantação e manutenção do programa. O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, ressaltou, que a prestação de contas periódicas da aplicação dos recursos terá total transparência, com a participação da sociedade e do Poder Legislativo, por meio de audiências públicas. O projeto, de origem do Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.