Aconteceu na manhã desta terça-feira (18) a abertura do Macaé ITech, na Cidade Universitária. O evento, realizado pela prefeitura de Macaé, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Macaé, contou com a presença da vice-prefeita, Marilena Garcia, de secretários, subsecretários, representantes da Petrobras, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), do Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional do Comércio (Senac). Nessa segunda edição serão dois dias de palestras, em três ambientes distintos, com o objetivo de divulgar as tecn tecnologias existentes no município para exploração de petróleo.
Acontecerão mais de dez seminários ministrados por especialistas, autoridades e representantes. Nos dois dias, a partir das 10h 30, emprempresas e instituições nacionais e estrangeiras vão apresentar soluções em tecnologia e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), voltadas para a área de petróleo. As palestras acontecerão em três locais diferentes, dentro da Cidade Universitária: Espaço Macaé, Espa Espaço Rio e Espaço Internacional.
Representantes da Petrobras participarão na terça e na quarta-feira. O gerente da área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, de EExploração e Produção,na Bacia de Campos, Waldir de Oliveira, participou da mesa de abertura e falou sobre a necessidade da empresa na árna área de tecnologia.
- A Petrobras está crescendo em exploração e produção de petróleo e, com isso, a cada dia aumentam as demdemandas, e nós dependemos da região na oferta de novas tecnologias. Hoje, temos sondas que vão a lugares remotos. `Precisamos acoaacompanhar essa exploração em tempo real. Vamos fomentar a descoberta de novas tecnologias aqui na cidade, além de mão de obra espeespecializada, disse o gerente.
De acordo com o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, um dos objetivos desse encontro é assinar um manifesto de inter interesse para a criação de um parque tecnológico na cidade. Ele acredita que, no futuro, Macaé poderá exportar produtos para a indústria de pde petróleo mundial. “Vamos fazer uma renovação na cidade de Macaé, considerada hoje a Capital Nacional do Petróleo. Estamos buscando inovação e tecnologia, trabalhamos aqui com 58 países, e pretendemos que no futuro, eles encontrem aqui a tecnologia de que precisam para a exploração de petróleo”, afirmou o subsecretário.
Além das palestras, acontecerá o salão ITech de inovação, um painel pioneiro com apresentação de projetos de inovação tecnológica e produtos inéditos, desenvolvidos em Macaé e região, direcionados para a exploração de petróleo. Esses trabalhos serão avaliados por uma banca técnica. Os três melhores serão premiados.