Foto: Ana Chaffin
As palestras foram dadas no Paço Municipal, nesta quinta-feira (5)
“Técnicas inalatórias” e “Bonquiolite Aguda Viral” foram os temas abordados nas palestras desta quinta-feira (5), no auditório do Paço Municipal. O evento faz parte do processo de implantação do programa de controle de Asma e Rinite no município, o "RespiraMacaé", que conta com apoio do Ministério da Saúde. O projeto tem como objetivo diminuir a mortalidade por asma e melhorar a qualidade de vida da população. Cerca de 50 médicos e servidores municipais participaram do encontro.
As palestras foram ministradas pela coordenadora do programa da saúde da criança, Jalneia Ferreira, que abordou o tema "Bonquiolite Aguda Viral"; e pelo médico alergista e professor da Universidade Federal Fluminense (UFRJ), Rossy Bastos, que falou sobre "Técnicas Inalatórias".
- A proposta é orientar sobre as diversas técnicas que existem para administrar os medicamentos que tratam a asma. Para cada paciente existe uma técnica adequada, variando em relação a idade, gravidade e preferência -, disse o professor da UFRJ.
De acordo com a coordenadora do programa, Martha Morett, a meta é que todos os profissionais da área de saúde do município participem do treinamento, que segue até agosto.
- Além dos treinamentos destinados aos profissionais de saúde, o programa conta com medicamentos gratuitos que são oferecidos à população por meio das farmácias municipais conveniadas ao programa do Ministério da Saúde e Farmácia Popular do Brasil, atendendo a receituários -, acrescenta Martha.
A asma é a terceira causa de morte em crianças e adultos jovens no Brasil (DATASUS-2005). Para cada 250 mortes, estima-se que a doença seja responsável por uma. Em termos mundiais, o custo com a doença é superior ao da tuberculose e HIV somados.