Foto: Divulgação
Incubadora está localizada na sede do IMCT, na Rua Alcides da Conceição, 159, Novo Cavaleiros
O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, inaugura na próxima semana, dia 19, às 15h, um dos braços do Macaé Techno Park, a Incubadora de Empreendimentos Tecnológicos, importante estratégia no planejamento do desenvolvimento sustentável. O início das obras da sede do Parque Tecnológico, na Linha Verde, precisou ser adiado para que o governo destinasse recursos municipais a áreas prioritárias, como Saúde e Educação, durante o difícil momento econômico atravessado pela gestão, com a crise internacional do petróleo e a cambial.
Mas a austeridade necessária não interrompeu o projeto inovador, que foi viabilizado por meio do Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia (IMCT), criado a partir da Reforma Administrativa, em junho de 2015.
A meta do governo é que o IMCT seja a ponte entre as universidades presentes na cidade, o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) e as empresas instaladas ou que desejam se firmar no município, financiando pesquisas em diversos campos. Esse investimento em inovação pretende fazer de Macaé, num futuro próximo, a Capital do Conhecimento, capaz de gerar tecnologia não só para a indústria de petróleo e gás, mas também para outros mercados como o farmacológico, o produtor de energias alternativas, medicina, logística, robótica, entre outros. Atraindo empresas com tecnologias diversificadas, o município se tornará menos dependente da cadeia de serviços para a indústria de petróleo e gás, sentindo também menos os impactos das crises do setor.
- Estamos construindo um Sistema Local de Inovação (SLI), a partir do IMCT, que envolve diversos atores. Neste momento, atuamos mais especificamente no estreitamento dos laços com as universidades, reformulando o convênio com a UFRJ, através de termo aditivo; bem como com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), por meio do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep), que promoverá, neste semestre, a formação dos primeiros Núcleos de Inovação Tecnológica (Nit's). A Incubadora é parte fundamental neste sistema. Ela representa a consolidação de uma etapa do Macaé Techno Park, disse o presidente do IMCT, Joelson Tavares.
Além do prefeito, a abertura da cerimônia de inauguração contará com a participação do vice-diretor da UFRJ/Macaé, Paulo de Assis Melo; da coordenação do Laboratório de Empreendimentos Inovadores (LEI), vinculado ao Instituto de Ciência e Tecnologia instalado no Polo Universitário da Universidade Federal Fluminense em Rio das Ostras (PURO/UFF), Rodolfo Cardoso, e dos membros da Coordenação do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep/Uenf), Fernando Sérgio de Moraes e Viatcheslav Ivanovich Priimenko.
Apesar das boas perspectivas locais para o atendimento logístico à produção futura do pré-sal, o petróleo é um bem esgotável e a comunidade internacional já tem acordos para a preferência às energias menos poluentes. O investimento nessa linha de pesquisa pode ser bastante lucrativo, especialmente em tempos de crise hídrica e bandeira vermelha na conta de luz.
Macaé quer sair na frente, unindo os polos universitário e empresarial. O IMCT está estrategicamente localizado entre eles, na Rua Alcides da Conceição, 159, Novo Cavaleiros. A Incubadora está situada na sede do Instituto, onde será o evento. Em 2015, o IMCT foi criado, a partir da Reforma Administrativa. O ano de 2016 será o da inauguração da Incubadora. Desta forma, o futuro se abre para a expectativa do Macaé Techno Park e para um horizonte de novas possibilidades.