O término da implantação está previsto para o mês de outubro
Por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Ordem Pública, da Prefeitura de Macaé, e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o município deu início à implantação do sistema do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Trata-se do Sistema SinespCAD, já utilizado por diversas Guardas Municipais em todo o Brasil, que tem a função de promover a informatização e dinamização dos serviços, gerando relatórios compartilhados com o MJSP. O término da implantação está previsto para o mês de outubro.
Os dados dos relatórios gerados pelo sistema vão contribuir para orientar o trabalho das equipes e subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à segurança e ao ordenamento urbano do município. Além de incorporar boas práticas, a ferramenta fortalece o acesso da população à Guarda Municipal de Macaé por meio do número 153, permitindo o acionamento para denúncias, solicitações de apoio ou informações sobre a instituição e outros setores públicos.
O número 153 é um acesso direto que a população tem com a Guarda Municipal, principalmente para denunciar perturbação de sossego, questões sobre violência contra a mulher relacionadas à Lei Maria da Penha, crimes ambientais e outras situações pertinentes à atuação do órgão. De acordo com o secretário de Ordem Pública de Macaé, César Reis, a vantagem do SinespCAD é que todas as ocorrências em que a Guarda for acionada, através do 153, passarão a ter o acompanhamento digital, em tempo real, de todas as ações feitas a partir do momento das denúncias, que também podem ser anônimas.
César Reis explica que a sala de operações, quando receber as notícias, vai poder identificar qual é a viatura mais próxima à ocorrência para que seja imediatamente acionada, permitindo que o controle central tenha conhecimento do momento exato em que a viatura começou a se deslocar em direção ao lugar informado por quem fez a chamada.
“Tudo que for realizado durante a ocorrência, dito verbalmente, será codificado em texto, transformado em registro completo sobre qualificação das pessoas, as atitudes tomadas e o que foi falado ao policial. É como se fosse um depoimento detalhado, de todas as partes envolvidas”, completa o secretário de Ordem Pública.
“Essa parceria, solicitada pelo município, possibilita a informatização do atendimento e despacho das ocorrências, medindo o calor por regiões. Através do ingresso ao sistema, os dados vão para o Ministério da Justiça, colocando a cidade de Macaé no mapa do cenário nacional em relação aos índices de criminalidade, consequentemente, promovendo uma melhoria em relação ao que se tem hoje na Guarda Municipal”.