Prefeito reafirmou o compromisso do governo em contratualizar a compra direta de vacinas
Com objetivo de agilizar trâmites administrativos e consolidar estratégia para ampliar a imunização da população contra a COVID-19, Macaé iniciou nesta sexta-feira (19) a formalização de compromisso em participar do consórcio regional para a compra da vacina Sputnik V.
Em reunião com prefeitos e representantes de cidades do Norte, Noroeste e Região dos Lagos, o prefeito Welberth Rezende reafirmou o compromisso do governo em contratualizar a compra direta de vacinas e promover a vacinação em massa na cidade.
“Nós já iniciamos tratativas com a China e a Índia, firmamos protocolos de intenção com laboratórios como o Butantã, para agilizar a compra das vacinas. Essa iniciativa regional é mais uma forma de garantir que a população de Macaé seja imunizada o quanto antes”, afirmou o prefeito Welberth Rezende.
A criação do consórcio da Sputnik V é uma proposta feita por Maricá e visa garantir a aquisição coletiva de 1 milhão de doses da vacina.
Em reunião nesta sexta, as cidades interessadas em participar do consórcio definiram os primeiros passos para formalizar o termo de cooperação, direcionar recursos e garantir a formalização da compra junto ao laboratório que produz a vacina.
A iniciativa das cidades pretende agilizar os trâmites administrativos para a compra das doses já iniciado também pelo Ministério da Saúde, enquanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa o pedido de uso emergencial.