Foto: Jaqueline Carvalho
Propostas foram avaliadas durante reunião nesta quarta-feira (23)
O incentivo ao turismo local, a partir da contribuição de Macaé na elaboração de projetos que estimulem a visitação da cidade através do patrimônio natural e da participação em novas competições esportivas previstas para a Costa do Sol, foi avaliado pelo governo municipal junto aos representantes de instituições que promovem atividades de receptividade no litoral das Regiões Norte e dos Lagos do Estado.
Propostas de integração do município a programação de atividades do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro e de sediar os Jogos de Praia da Costa do Sol foram apresentadas ao prefeito Welberth Rezende, nesta quarta-feira (23), na reunião junto ao presidente do Conselho Regional de Turismo (Condetur), Marco Navega, da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Katia Leite Mansur, e o consultor Lauter Nogueira.
“Esses projetos ajudam a projetar todo o potencial de Macaé em receber turistas que buscam diferentes segmentos e atrativos, desde a visitação aos pontos naturais, seja incentivado pelo esporte. Somos parceiros dessas iniciativas que certamente serão bem recebidas por nossa infraestrutura hoteleira e da cadeia de serviços do setor”, afirmou o prefeito.
“O Geoparque é chancelado pela Unesco com reconhecimento de patrimônio mundial, que apresenta atrativos turísticos naturais como o Arquipélago de Sant’Anna, que mantém aqui em Macaé um fragmento geológico da costa da África. A cidade oferece uma rede de serviços de receptividade ao turismo que deve conhecer o nosso projeto e todo esse potencial”, apresentou a professora da UFRJ, Katia Mansur.
“A proposta é realizar duas edições, o Sul-americano e o Mundial, reunindo delegações de vários países. Macaé apresenta todo o potencial de participar dos Jogos e receber parte das modalidades que serão realizadas em outras cidades da Costa do Sol”, apontou Lauter.
“A realização dos Jogos vai demandar uma grande oferta de serviços, abrindo mais oportunidades de emprego para o setor do turismo. E deixa como um legado a qualificação desta mão de obra para a atuação em grandes eventos, uma proposta muito bem trabalhada pelo governo de Macaé nos últimos anos”, ressaltou Marcos Navega.