logo

Macaé intensifica combate ao Aedes com mutirões

20/11/2022 16:39:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A ação será em nove bairros, entre os dias 21 e 25 deste mês

A Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde, vem adotando diversas estratégias de combate e controle do mosquito Aedes aegypti. O órgão solicita que todos permaneçam vigilantes e mobilizados no combate ao inseto, que é transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O foco do enfrentamento ao Aedes no município são as ações de campo com visitas domiciliares, eliminação de criadouros e uso de larvicida, além do reforço nos mutirões. Entre os dias 21 e 25 deste mês, o trabalho será intensificado em nove bairros: Imbetiba, Nova Malvinas, Jardim Santo Antônio, Miramar, Riviera, São Marcos, Barra/Brasília, Parque União, Lagomar e no distrito de Córrego do Ouro, na região serrana

Durante as visitas e inspeções, os agentes de endemias orientam e alertam os moradores para que evitem água parada em qualquer local em que possa acumular. Dados da Cevas apontam que a maioria dos focos do mosquito estão nas residências e, por isso, a colaboração da população é fundamental.

Nesta semana, a equipe da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, dará continuidade ao trabalho de pulverização com carro fumacê para o bloqueio químico do inseto. Os trabalhos acontecem às 5h e 18h e vão contemplar as seguintes localidades: Cavaleiros, Barreto, Bairro da Glória, Lagomar, Aroeira, Centro e Cajueiros.

Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma será alterado.

A atuação da Cevas Itinerante será nos dias 22 e 24, no Parque Aeroporto e Alto dos Cajueiros, respectivamente. Os agentes também realizam a inspeção dos pontos estratégicos, como borracharia, ferro velho, órgãos públicos e privados, dos bairros Lagomar, Riviera Fluminense, Barra, Aroeira, Imboassica, Virgem Santa e Centro.

Cuidados
A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.



Fotos Relacionadas