logo

Macaé já possui Centro de Equoterapia e Esportes Equestres

09/12/2011 14:55:25 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Ana Chaffin

Projeto funcionará, provisoriamente, no Pavilhão de Leilão Francisco Alves Machado, no Parque de Exposições Latiff Mussi

Um grande sonho começou a ser realizado nesta sexta-feira, nove de dezembro, data que, por coincidência é comemorado o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência. A Prefeitura de Macaé lançou o Centro Municipal de Equoterapia e Esportes Equestres. O projeto funcionará, provisoriamente, no Pavilhão de Leilão Francisco Alves Machado, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha.

O Centro é fruto da parceria entre a Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência com a Secretaria de Agroeconomia. Na ocasião, foi exibido um vídeo explicando detalhes sobre o funcionamento do projeto. As avaliações das pessoas já cadastradas no projeto começam na próxima semana, na terça e quarta-feira (13 e 14).

O subsecretário da Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, Hildemar Miranda, disse que atualmente em Macaé existem mais de 20 mil pessoas com deficiência física, e que por esta razão é tão importante criar um espaço como este para atender esta demanda.

- Vamos criar um ginásio, que contará com uma equipe multidisciplinar formado por uma fisioterapeuta, psicóloga fonoaudióloga, professor de educação física, pedagogo e psicopedagogo, registrados pela Associação de Equoterapia, além de cavalos treinados para este tipo de trabalho que vamos desenvolver, explicou Hildemar.

Uma das especialistas do Centro Municipal de Equoterapia e Esportes Equestres, a fisioterapeuta Ana Luiza Rangel, disse que o cavalo é o único animal que se pode trabalhar de forma global, por conta do seu movimento tridimensional.

- Através da equoterapia é desenvolvido nas pessoas atendidas o fortalecimento e tônus muscular, conscientização corporal, aperfeiçoamento e atenção, e que por esta razão, os resultados do tratamento são extraordinários. A cada meia hora são realizadas 1800 contrações, em apenas um minuto, através de sessenta passos do animal através dos movimentos de cima para baixo e para frente e para trás, explicou.

O secretário de Agroeconomia, George Jardim, disse que o objetivo para este projeto é deixar implantada uma área específica para a Equoterapia numa das alas do próprio Parque de Exposições, para que fique permanente no local. Um veterinário e um zootecnista também vão fazer parte do projeto, cedidos pela Secretaria.

- A classe de produtores rurais daqui de Macaé já abraçou a causa e vai disponibilizar quantos cavalos forem necessários para serem utilizados no trabalho da equipe. Nosso próximo passo é montar um novo projeto para o novo espaço físico para que o Centro tenha um lugar fixo, destacou George.

Participaram também do lançamento do projeto, representando o prefeito Riverton Mussi, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos; o subsecretário de Agricultura, Darlin Grativol; o representante dos produtores rurais de Macaé, Kadu Souza Santos; além de outros funcionários das secretarias envolvidas.


Fotos Relacionadas