logo

Macaé lembra Dia de Luta contra a Violência aos Idosos

13/06/2012 16:57:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Uma parceria entre a Prefeitura de Macaé, através da Subsecretaria do Idoso, e o Governo do Estado, por meio da secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, irá celebrar o Dia Internacional de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa, nesta sexta-feira (15).

Por meio da palestra “Rompendo o silêncio – Denuncie” que acontece às 10h no auditório do Centro de Convivência do Idoso Elisa Lamoglia Mussi, inaugurado recentemente, no bairro da Ajuda de Baixo, o município de Macaé fará um alerta sobre o número de atos constrangedores, sejam físicos, psicológicos e econômicos que estão ocorrendo com as pessoas da terceira idade. Macaé já registra mais de 120 casos só este ano e em 2011 foram contabilizados cerca de 450 denúncias.

De acordo com a subsecretária do Idoso, a fisioterapeuta Marli Reis, a data marca a luta mundial pela prevenção e luta contra a violência aos idosos.

- Teremos a presença de advogados, procuradores e assistentes sociais, que vão debater a luta contra os maus tratos aos idosos. A subsecretaria tem registrado dados alarmantes, porém tem dado o tratamento adequado, encaminhando ao Ministério Público, Procuradoria e outros Órgãos. A ideia é buscar uma solução para os casos com toda estrutura e políticas públicas que o município proporciona, ressaltou a secretária que é funcionária pública de carreira há mais de 22 anos, sempre trabalhando em instituições afins.

O ato público também marca a primeira atividade a ser realizada no Centro de Convivência após a inauguração. Todas as entidades que trabalham com idosos foram convidadas para o evento. Marli ressaltou que a parceria com o Governo do Estado, que visa mobilizar a sociedade de um modo em geral para participar desse evento em defesa dos direitos da pessoa idosa.

Segundo dados da Subsecretaria, Macaé tem 23 grupos de atenção ao idoso e as ações em Macaé contam com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e o apoio do Cemeaes e da Coordenação Especial da Terceira Idade que estão vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Social.

Campanha – A data será lembrada em diversos municípios do estado. A proposta é realizar ações e políticas públicas com o objetivo de preservar e mobilizar a sociedade para participar de atividades em defesa dos direitos da pessoa idosa. Até o próximo sábado (16), serão realizados atos públicos criando uma corrente de integração e sensibilização para o tema.