logo

Macaé lembra Dia do Doador de Sangue

24/11/2011 13:59:31 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Meta é aumentar em 40% o número de doadores nesta semana

O serviço municipal de Hemoterapia de Macaé comemora a XIV semana pelo Dia do Doador de Sangue, que termina nesta sexta-feira (25). O objetivo é reconhecer os cidadãos que salvam vidas através da solidariedade e amor ao próximo.

A meta é aumentar em 40% o número de doadores nesta semana e manter a regularidade das doações para os meses de dezembro e janeiro. Conseguindo 20 doadores aptos por dia, o Hemocentro garante um estoque que atende com tranquilidade a demanda requisitada.

Um bom exemplo de amor foi dado por Sidney de Paula, que doou sangue para a esposa, Reni Martins Soares, que passará por uma cirurgia nos próximos dias. A pedido do hospital, ele trouxe o amigo, Anderson Silva, que também doou.

De acordo com a assistente social Renata Graça de Oliveira, a grande batalha é conscientizar as famílias sobre a importância da reserva de sangue. Os doadores espontâneos ajudam nas emergências, e as cirurgias programadas precisam dessa captação de doador.

O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé conta atualmente com mais de 29 mil doadores de sangue matriculados, mas nem todos estão aptos à doação e não são regulares.

Essa semana também serve para alertar a sociedade quanto ao período de festejos de final de ano e início do período de férias, quando há queda no número de candidatos à doação e aumento na probabilidade de maior ocorrência de acidentes. É necessário garantir um bom estoque de sangue para este período.

Em 2011 dos 4.762 candidatos 83,20% estavam aptos a doação - 56% eram doadores espontâneos e 39% doadores de primeira vez. 72% de doadores do sexo masculino e 41% de doadores entre 18 a 29 anos.

- O grande desafio é atingir 100% de doadores espontâneos, quando dependeremos cada vez menos dos familiares para a reposição. De sangue, pois os mesmos já se encontram em situação fragilizada e com a atenção voltada para o paciente. É necessário também o envolvimento de todos os profissionais de saúde, lembrou Renata.


Fotos Relacionadas