Foto: Juranir Badaró
Durante visita, os agentes orientam e eliminam possíveis focos
Em Macaé, os cuidados na prevenção e combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue são permanentes. Como resultado, em 2014, até abril foram 55 notificados, enquanto no mesmo período de 2015 foram 24. De janeiro até agora foram realizados 54 mutirões pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Neste período, as equipes percorreram cerca de 40 bairros, incluindo a Região Serrana, orientando a população e eliminando criadouros.
Nesta terça-feira (12), foi a vez do bairro Lagomar receber o mutirão de combate à dengue. Durante os trabalhos, 15 agentes de endemias percorreram as ruas do bairro, realizando visitas domiciliares. A presença constante do CCZ tem sido uma importante estratégia, pois além de identificarem possíveis focos do mosquito, os profissionais orientam os moradores na manutenção de cuidados básicos como evitar locais que acumulem água.
Para Wallace Quince, que acompanhava atentamente as explicações dos agentes, a ação é fundamental. “Na minha casa não encontraram nenhum foco do mosquito. Acho importante o trabalho que eles realizam, mas, a população também deve fazer a sua parte mantendo o quintal e terrenos baldios limpos", alertou o morador do Lagomar.
O coordenador do CCZ, Ramom Bouças, informa que a cidade mantém um cronograma de atuação permanente e que este trabalho tem contribuído para o alcance de números favoráveis. Ainda assim, ele alerta para a importância da participação de cada cidadão, já que a maior parte dos focos de mosquito é encontrada em ambiente domiciliar. “O nosso esforço é para que cada vez mais as pessoas tenham consciência de que o cuidado que se tem em casa reflete em toda a comunidade. Com o poder público e população atuando em conjunto, nossos resultados serão ainda melhores”, afirma Ramom.
Os períodos de alternância entre chuvas, sol e temperaturas elevadas são os mais críticos, com o aumento da incidência de pontos com água parada. O alerta é para que, nessas épocas, a verificação e eliminação desses locais sejam intensificadas, já que, em média, 12 dias é o tempo para que os ovos, em contato com a água, se transformem em mosquitos adultos.
Nesta quarta (13) e quinta-feira (14), as ações serão realizadas pelo CCZ no bairro Virgem Santa. Em caso de chuvas, o itinerário dos mutirões pode sofrer alterações. Para informações ou solicitações de visitas de agentes o telefone é 0800-022-6461.