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Érica Scheffel é professora de Robótica na escola Polivalente Anísio Teixeira
Conhecer a estação espacial em Houston, nos Estados Unidos, é um sonho para muitos, especialmente para aqueles que amam tecnologia. E essa aspiração se tornará realidade para Érica Scheffel, que, em dezembro, passará uma semana no local durante treinamento gratuito sobre exploração espacial oferecido pelo Limitless Global Educator. A professora atua na Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, uma das dez unidades do Brasil selecionadas para integrar o programa.
O Limitless Global Educator Program selecionou dez professores da Educação Básica do Brasil e da Nigéria, os quais, além da imersão em Houston, participarão de sessões educativas virtuais ao longo de um ano e realizarão visitas técnicas às bases espaciais no Brasil, no Rio Grande do Norte, e na Nigéria. Todos os gastos com as viagens serão custeados pelo programa.
Érica Scheffel é professora de robótica há 17 anos, estando no Polivalente desde 2017. Ela, que sempre gostou da área de tecnologia, possui mestrado e doutorado em Informática pela UFRJ, e está prestes a concluir a graduação em Engenharia de Software. “Estou sempre estudando e tenho alguns artigos publicados sobre o tema. Fiz a inscrição no programa de forma despretensiosa, e estar entre os dez do Brasil, sendo a única do estado do Rio de Janeiro, é muito gratificante. Reforça que estou no caminho certo, contribuindo para o futuro dos alunos e mostra que a educação pode nos levar muito além das fronteiras”, detalhou ela, ressaltando a oportunidade de viajar pela primeira vez para os Estados Unidos e para a Nigéria, por meio do programa.
A escola será beneficiada com o recebimento de materiais enviados pelo programa, a fim de que a professora possa colocar em prática o conhecimento adquirido. “Este resultado reconhece todo um legado de investimento no ensino tecnológico. Macaé está à frente de muitos municípios nesta área, a exemplo do Projeto Inovar e Aprender, criado há 10 anos. Hoje, podemos nos orgulhar de ter a cultura maker e a robótica cada vez mais presente na rotina das escolas públicas municipais da nossa cidade”, ressaltou a secretária de Educação, Leandra Lopes.
A diretora do Polivalente, Sonia Dias, destaca ainda os benefícios da participação da escola no programa, que tem como foco o estudo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. “Tudo o que envolve crescimento para os nossos alunos é bem-vindo. E estar neste grupo seleto de escolas, com tantas possibilidades de conhecimento, é motivo de muita celebração”, afirmou.
O pioneirismo de Macaé e os avanços na área são enfatizados pela professora Érica, que está animada pelos próximos passos rumo aos novos conhecimentos que serão adquiridos ao longo de toda essa experiência. “Apesar de Macaé já contar com aulas de computação e robótica educacional há mais de 10 anos, o desenvolvimento das competências da computação na educação básica só entrou na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2022. Muitas cidades ainda têm dificuldades em como trazer isso para o dia a dia da escola, e em nossa cidade, temos uma realidade bem diferente, com o processo cada vez mais consolidado”, avalia.