Foto: João Barreto
Ação continua nesta quinta-feira, também no Paço Municipal
Equipe da saúde formada por psicóloga, enfermeira, médica e fisioterapeuta capacita e orienta nesta terça-feira (23), 60 outros profissionais de diversos setores da prefeitura para atuação na abordagem breve do tabagista, em ação no Paço Municipal, das 8 às 17 horas. Nesta quinta-feira (25), a mesma ação será disseminada para cerca de 70 trabalhadores de nível médio.
Nesta terça-feira, são realizadas quatro palestras. A primeira foi uma introdução aos dados epidemiológicos, com abordagem sobre o que é tabagismo. A palestrante foi a enfermeira Janaína Magalhães. Ela mostrou ao público análises sobre o tabagismo no Brasil e no mundo. "As políticas públicas devem receber investimentos pela sua importância. O tabagismo é a principal causa de mortes no mundo (90% dos cânceres de pulmão)", disse.
Na sua fala, foi mostrado que em 2011, foram gastos no Brasil R$ 21 bilhões para tratar doenças provocadas pelo tabagismo, como as doenças cardíacas, pulmonares e oncológicas.
Na sequência, a médica e coordenadora da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo (ATPCT), Patrícia Meireles, fez uma análise sobre o questionamento: como o profissional pode construir a ideia de se parar de fumar? Isso utilizando técnicas e aproveitando os incentivos.
Já a terceira profissional que ministrou temas e conteúdos formativos para profissionais de nível superior, nesta terça-feira, foi a fisioterapeuta Carla Soares. Ela apresentou organograma do projeto em Macaé, enfocando a experiência com a descentralização, fato ocorrido na região serrana (Sana).
A psicóloga Solange Vieira terminou a capacitação enfatizando a intenção de promover o fortalecimento das equipes de referência da Estratégia de Saúde da Família, por meio dos cuidados integrais para os usuários e fomentando ações de descentralização dos trabalhos sobre tabagismo. "Mostrei as estratégicas de suporte assistencial e técnico-pedagógica", completa.
A Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo (ATPCT) funciona na Rua Visconde de Quissamã, 482. Telefone: (22) 2762-1403.