logo

Macaé no combate à dengue tipo 4

14/09/2010 07:59:28 - Jornalista: Assessoria Secretaria de Educação

Macaé arregaçou as mangas no combate à dengue tipo 4. Monitores de saúde e de meio ambiente do município já começaram a obter mais informações sobre o novo vírus. Eles estão participando de palestras com orientações específicas a respeito das precauções que devem ser transmitidas aos alunos da rede municipal de ensino e aos pais.

De acordo com a subsecretária de Cultura, Saúde e Esporte, Conceição de Maria Alves, a determinação de realizar este encontro foi por parte da prefeita em exercício, Marilena Garcia. “Macaé é uma cidade que recebe pessoas de vários estados e países. Por isso, a precaução é essencial”, disse.

As ações intensivas em bairros e unidades escolares já iniciaram. No último sábado (11), houve um diálogo informal sobre o sorotipo da dengue tipo 4 na abertura dos Jogos Estudantis de Macaé. O próximo passo, segundo Conceição de Maria, é que a Semed está elaborando visitas às escolas e uma tenda com palestras orientativas e distribuição de material informativo.

Segundo a secretária de Educação em exercício, Gelda Tavares, os agentes que passaram por cursos de orientação serão multiplicadores de informações, assim como os próprios alunos que receberem panfletos informativos de como evitar a proliferação do Aedes aegypti, e o que fazer caso a pessoa manifeste sintomas da dengue.

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito aedes aegypti que ocorre, principalmente, em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente acontecem no verão, durante ou logo após períodos chuvosos.

Dengue - O Ministério da Saúde investiga mais casos suspeitos do vírus tipo 4 da dengue em Roraima. Até o momento, foram confirmados três casos – todos notificados na capital Boa Vista. O sorotipo viral 4 da doença voltou a entrar no Brasil depois de 28 anos, segundo o ministério. Por não circular no País durante esse período, a maior parte dos brasileiros não tem imunidade contra esse tipo do vírus. O vírus tipo 4 circula em dez países do Continente Americano, entre eles a Venezuela, que faz fronteira com Roraima e por onde ingressou no Brasil.

Os quatro sorotipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, febre, diarréia e vômito. No entanto, o paciente que já teve um dos outros tipos de dengue e contrair o vírus 4 pode desenvolver a forma mais grave da doença, chamada dengue hemorrágica.

Em 2010, foram registrados 8.342 casos de dengue em Roraima, um aumento de 44,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.