logo

Macaé no roteiro oficial da visita do príncipe Andrew ao Brasil

12/04/2007 14:22:51 - Jornalista: Simone Noronha e Genimarta Oliveira

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, recebe nesta sexta-feira (13) a visita do príncipe Andrew Albert Christian Edward, Duque de York, representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional e Investimentos. Na pauta, o príncipe participa da inauguração do prédio do Centro de Telemedicina e Educação Médica Continuada, no Hospital Público Municipal (HPM), fruto de uma parceria com o serviço de saúde inglês. Ainda na agenda, a possibilidade de novos investimentos para a cidade no setor offshore. Participam da comitiva britânica o embaixador Peter Collecott e o cônsul Tim Flear.

A agenda do príncipe, quarto na linha de sucessão do trono inglês, foi organizada pela Embaixada Britânica. Um forte esquema de segurança, batizado de “operação Realeza”, foi montado pela Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Polícia Federal, Polícia Militar e Guarda Municipal. “Fizemos tudo da melhor forma possível para não atrapalhar tanto o trânsito da cidade”, disse o presidente da Mactran, Lúcio Aracati. Por questões de segurança, o itinerário da comitiva real não será divulgado.

A visita tem como principal objetivo estreitar relações comerciais na área de petróleo e gás. Macaé tem hoje filiais de cerca de 20 empresas britânicas no setor offshore, entre elas a Rolls Royce. “Nossa relação com o Reino Unido sempre foi muito boa. Além de ser um fato histórico, a visita do príncipe vai estreitar ainda mais os laços de Macaé com a Inglaterra”, comentou o prefeito Riverton Mussi, lembrando a visita do cônsul britânico Tim Flear a Macaé no ano passado.

O encontro do prefeito com o príncipe será às 11h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). No caminho do Aeroporto até o Centro de Convenções, o príncipe Andrew será saudado por alunos de escolas da rede municipal. Na chegada ao Macaé Centro, ele será recepcionado por adolescentes do projeto Guarda Mirim.

Do Macaé Centro, a comitiva segue para o HPM. De lá, a comitiva segue para o Hospital Público Municipal (HPM), onde o príncipe inaugura o Centro de Telemedicina e Educação Médica Continuada. Na agenda do Duque de York está ainda um almoço oferecido pela comunidade britânica de empresas sediadas em Macaé e uma visita à sede da Unidade de Negócios da Petrobras na Bacia de Campos. O príncipe se reúne também com um grupo de jovens empreendedores brasileiros e, em seguida, participa de um evento com jovens que ganharam bolsa de estudos do governo britânico para estudar no Reino Unido.

O príncipe está no Estado do Rio desde quarta-feira. Ele já se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o governador Sérgio Cabral. Em Niterói, visitou as instalações de uma empresa britânica que produz tubos. Na noite desta quinta-feira (12), o príncipe participa da comemoração do Dia Nacional do Reino Unido. Esta é a primeira vez que um integrante da família real estará presente na data no Rio de Janeiro.

Irmão do príncipe Charles, Andrew tem o título de Duque de York. Como representante especial para o Comércio e Investimento Internacional, atua no Departamento de Indústria e Comércio inglês. Sua função consiste em representar o Reino Unido em eventos e conferências comerciais no mundo inteiro, além de promover a imagem do país e aumentar o poder de exportação de empresas britânicas.

Centro de Telemedicina
O Centro de Telemedicina e Educação Médica Continuada, que conta com a parceria do Centro de treinamento Berkeley e o governo Britânico, foi implantado em janeiro de 2006, com a presença do vice-ministro britânico de Comércio e Investimento, Ian Pearson.
O presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM), Aluízio dos Santos Júnior, comentou que a inauguração das instalações do Centro de Telemedicina mostra o comprometimento do governo municipal com a saúde e a veracidade do projeto, que receberá certificação internacional.

- É importante ressaltar todo esforço do prefeito Riverton Mussi em tornar este sonho de toda classe médica do município em realidade. Nos últimos anos, a medicina em Macaé cresceu muito devido a fatores como a chegada de novos profissionais, a qualificação permanente, mas também do incentivo do governo municipal, destacou.

O diretor técnico do HPM, Luiz Porto, acrescentou ainda que a presença do príncipe Andrew na solenidade de inauguração do Centro de Telemedicina, vem confirmar o interesse do governo inglês em manter com o HPM uma relação voltada para o avanço tecnológico e científico da saúde do município, que foi apoiado efetivamente pelo prefeito.

Aluízio disse ainda que em breve será inaugurado mais um serviço pioneiro na saúde em Macaé, na área de Telemedicina. Segundo ele, as pessoas vítimas de acidentes assim que receberem atendimento nas ruas terão suporte no atendimento através de um link direto do serviço de socorro com a instituição, o que possibilitará um atendimento mais especifico com o especialista, antes da chegada ao hospital.

Ele falou ainda da possibilidade de firmar parcerias com instituições de ensino para implantação do curso de pós-graduação em Terapia Intensiva. “Queremos tornar o HPM também numa instituição formadora de profissionais”.

O prédio do Centro de Telemedicina e Educação Médica Continuada conta com 500 metros quadrados de área com um auditório para 60 lugares, salas de estudo e de treinamento com uso de simuladores reais de paciente - robôs programados para representar diferentes quadros de trauma e aspectos clínicos. Além de tendas de descontaminação química e ou biológica.