logo

Macaé oferece atendimento personalizado a diabéticos

27/09/2005 14:39:03 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Buscando oferecer atendimento completo aos pacientes diabéticos, a prefeitura de Macaé, através o Centro de Referência ao Diabético (CRD) da Coordenação de Saúde Coletiva, conta com uma equipe multidisciplinar que vem realizando diversas atividades, entre elas o Projeto Cozinha Feliz, caminhadas e palestras com os assistidos. “O diabetes é uma doença que precisa ter acompanhamento constante, por isso, temos esta preocupação em atender este paciente de maneira especial”, explicou o secretário de Saúde, Fernando Diogo.

O Projeto Cozinha Feliz, coordenado por um nutricionista, acontece toda quarta-feira na sede do CRD, que fica na Rua Benedito Lacerda, no bairro Imbetiba. O objetivo principal é promover a educação para o consumo de alimentos para incentivar hábitos alimentares saudáveis, estimular a diversidade no consumo alimentar e difundir as noções de segurança alimentar, incentivando a adoção de um estilo de vida saudável.

Outro trabalho importante realizado pelo CRD é com a podóloga, que além de fazer todo tratamento necessário com os pacientes, orienta sobre os cuidados com os pés, como usar sapatos confortáveis, meias claras, não andar descalços e secar bem os pés.

O secretário de Saúde ressalta que o controle da hipertensão e do diabetes não depende apenas de consultas médicas e medicamentos, mas sim de uma boa alimentação e de uma vida saudável. O secretário lembra que os pacientes devem se cadastrar nas unidades onde normalmente são atendidos. “O cadastramento é importante, para que o paciente garanta gratuitamente os seus medicamentos”, disse.

O Centro de Referência do Diabetes conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, podólogo, professor de educação física, fisioterapeuta, nutricionista, endocrinologista, assistente social, técnico de enfermagem e pessoal administrativo. Hoje atualmente existem mais de seis mil pessoas cadastradas no programa, distribuídas pelas unidades básicas de saúde e unidades do Programa Saúde da Família.

Complicações - De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus constituem os principais fatores de risco para as doenças do aparelho circulatório. Entre suas complicações decorrentes mais freqüentes, encontram-se o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a insuficiência renal crônica, a insuficiência cardíaca, as amputações de pés e pernas, a cegueira definitiva, os abortos e as mortes perinatais.

O acompanhamento e o controle da hipertensão arterial e do diabetes mellitus no âmbito da atenção básica poderá evitar o surgimento e a progressão das complicações, reduzindo o número de internações hospitalares, bem como a mortalidade devido a esses agravos.