Foto: Bruno Campos
Doze atletas passaram pelos testes, de um total de 55
Já são seis anos desenvolvendo avaliações em atletas de alto nível. Diversas publicações em revistas nos Estados Unidos e na Europa mostram os resultados expressivos reconhecidos internacionalmente pelo Laboratório de Pesquisa e Inovação em Ciência do Esporte (Lapice), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Campus Macaé), dentro da Cidade Universitária. Desta vez, quem utilizou o local como forma de preparação foi o Macaé Oilers, equipe de futebol americano da cidade.
No primeiro dia de avaliações, nesta quarta-feira (19), doze atletas passaram pelos testes. Ao todo são 55 jogadores que serão submetidos aos exames nos próximos dias na preparação para a temporada. O fato é comemorado pelo presidente da equipe, Nivaldo Junior.
"Para a gente essa conquista é de grande valia. Pelo que vi, todos os pesquisadores ali presentes são de grande gabarito, acima do padrão que vivenciamos em nosso país. Esperamos que, junto deles, cresçamos juntos e possamos contribuir ainda mais pelo esporte", disse Nivaldo.
A coordenadora do Lapice, Beatriz Ribeiro, contou um pouco de como começou o trabalho em Macaé. A nutricionista já fazia o trabalho de pesquisa na UFRJ Rio e, em 2009, implementou em Macaé.
"É um reconhecimento grande para nós, ver atletas de alto nível vindo dos grandes centros para cá. A manutenção do programa de mestrado e doutorado acontece pelo nível 5 de excelência que temos. Geramos uma pontuação alta e temos um respeito no cenário internacional com publicações", explicou Beatriz.
Parceria entre prefeitura e universidade é fortalecida
O presidente da Fesporte, Thales Coutinho, exaltou a parceria do poder público municipal com a universidade. Alguns profissionais do laboratório são cedidos pela Fundação de Esportes para desempenhar o trabalho de pesquisa, colocando o nome de Macaé no cenário mundial.
"Nossa missão é apoiar todas as modalidades e o futebol americano em Macaé, através do Macaé Oilers, é um referência em todo estado. Através da parceria com a UFRJ estamos oferecendo uma boa qualidade na preparação dos atletas, buscando a melhora da performance", disse Thales.