logo

Macaé pára o Flu no Maracanã

27/01/2008 01:39:14 - Jornalista: Tiago Ferreira

O Macaé Esporte fez bonito na sua primeira apresentação no Maracanã. Jogando um futebol convincente, a equipe comandada pelo técnico Tita empatou em 2 a 2 contra o Fluminense, em jogo válido pela terceira rodada da Taça Guanabara. Com este placar, os dois clubes mantiveram a invencibilidade no Grupo A. O alvianil praiano se mantém em terceiro lugar com 5 pontos. Já o Tricolor das Laranjeiras assumiu a liderança com 7 pontos.

O próximo compromisso do Macaé será na quarta-feira (30), novamente no Maracanã, só que desta vez com o vice-líder Flamengo, com 6 pontos, que neste domingo (27) fecha a rodada contra o Duque de Caxias, às 18h10, também no Maior do Mundo. Nos outros jogos da chave neste sábado, o Cardoso Moreira derrotou o Boavista por 2 a 1 em casa e o Volta Redonda goleou o América por 4 a 2, em pleno Estádio de Edson Passos.

O jogo

Sem se intimidar com o rival, o Macaé começou a partida mostrando personalidade e, aos 12min, assustou o Fluminense em chute da entrada da área do atacante Jones. A bola desviou no zagueiro Luiz Alberto e saiu à esquerda de Diego. Sozinho na criação, Thiago Neves não conseguiu acionar o badalado trio de atacantes do Flu formado por Dodô, Leandro Amaral e Washington.

Mas, aos 21min, em um "lampejo" de genialidade, o camisa 10 do Tricolor anotou um belo gol. Assim que percebeu o goleiro Cássio adiantado, deu leve toque sob a bola, encobrindo com classe o arqueiro. O gol, ao contrário do imaginado, não serviu para encher de confiança a equipe das Laranjeiras. Aparentemente satisfeito com a vantagem, o time recuou. E pagou bem caro por isso.

Aos 26min, o volante camaronês Steve deu um lindo drible no volante Ygor e, na seqüência, soltou a "bomba". A bola ainda desviou em Thiago Silva antes de estufar a rede. Entusiasmo, o Macaé se multiplicou. Impulsionado pelos gritos do técnico Tita, a equipe foi ganhando terreno e dominou de vez as ações. Aos 41, foi recompensada. Steve tentou o voleio e, na sobra, Jones só teve o trabalho de empurrar para o gol.

Na etapa final, o Macaé voltou com uma postura mais cautelosa e, aos 4min, Leandro Amaral cruzou na medida para Dodô que, livre, cabeceou por cima da meta de Cássio. Mas o Fluminense conseguiu o empate. Aos 17min, o técnico Renato Gaúcho sacou Gabriel e colocou Cícero. Em seu primeiro lance, o meia subiu mais que a zaga do Macaé e só escorou a bola: 2 a 2.

A partir daí, o Fluminense passou a pressionar. Só que, apesar do domínio territorial, os espaços eram curtos demais, uma vez que o Macaé optou por abdicar dos ataques e se concentrou quase única e exclusivamente na defesa. E a tática macaense acabou dando certo. Por mais que tenha tentado, o Tricolor não chegou a assustar o goleiro Cássio. E o alvianil poderia ter “matado” o jogo aos 40min com Jones, que entrou livre na área, mas pegou mal na bola. Final: 2 a 2.

- É histórico para o clube, em sua estréia no estádio, conquistar esse placar contra um grande clube, como o Fluminense, que fez grandes contratações e tem um ataque muito badalado. Controlamos o jogo em alguns momentos, principalmente no primeiro tempo. Era uma grande experiência para a maioria dos jogadores, que se dedicaram bastante e acabou pesando o fato de estarmos ainda no começo do ano. Sabíamos que seria um jogo difícil e eu tentei passar o máximo de tranqüilidade para eles - disse o técnico Tita.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 x 2 MACAÉ
Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira
Auxiliares: Vilmar Raul e Fernanda Lisboa da Silva
Público: 13.643 pagantes
Renda: R$ 176.958,00
Cartões amarelos: Gabriel (Fluminense) e Jones (Macaé)
>> Fluminense: Diego; Gabriel (Cícero), Thiago Silva, Luiz Alberto e Gustavo Nery (Júnior César); Ygor, Arouca e Thiago Neves; Leandro Amaral, Dodô e Washington. Técnico: Renato Gaúcho.
>> Macaé Esporte: Cássio; Mário César (Andrezinho), André, Souza e Bill (Geraldo); Marcinho, André Gomes, Steve e Wallacer; Bruno Mezenga (Zada) e Jones. Técnico: Tita.