Foto: Arquivo Secom
Projeto foi implatado em 2006 para elevar a auto-estima do cadeirante e, hoje, conquista títulos como o Brasileiro da Série B
A conversa informal uns dias antes da partida, e na véspera, com a equipe do Macaé Paraolímpica, era de quem apostava na vitória: “vamos para vencer e buscar a vaga na elite nacional do basquete em cadeira de rodas”. A determinação para buscar esse troféu garantiu à equipe técnica e aos jogadores do Macaé Paraolímpica a conquista de campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de Basquete em cadeira de rodas. Com isso, a equipe do Macaé Paraolímpica ingressa na série A do Campeonato Brasileiro de basquete em cadeira de rodas.
A vitória do Macaé foi conquistada nesta quinta-feira (17), a partir das 10h30m, no Ginásio Jones Santos Neves Avenida, em Vitória, sobre a equipe do All Star – Girls (PA) por 49 a 20. Onze equipes competiram no Brasileiro da Série B, divididas em três chaves, duas com quatro times e uma como três. As equipes do Adefepe (PE) Gadecamp (SP) e Adef(PA) disputaram com o Macaé na mesma chave.
O projeto Paraolímpico começou em 2006 e, hoje, mantém 27 cadeirantes, que frequentam regularmente os treinos. Doze atletas, seis alunos e seis reforços, participaram do Campeonato Brasileiro da Série B. Entre eles estão, Geovanni, o Gigio, mineiro e que também participou das Olimpíadas de Pequim com a Seleção Paraolímpica de vôlei de chão; Mônica, 14 anos, participante também de Pequim 2008; Kennedy Martins (regularmente cestinha da equipe); Henrique Gomes de Souza (seleção brasileira sub-23), Josian da Silva (do Rio); Robson da Silva, o Robinho de São Paulo e Jadir Antunes, do Rio.
A equipe do Macaé Paraolímpica tem apoio da prefeitura de Macaé, por intermédio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. “O projeto começou voltado para a elevação da auto-estima do cadeirante, por meio da prática esportiva. Mas, ao longo desses três anos, o projeto cresceu. Começamos a ter participação expressiva em competições e, com o grande incentivo da prefeitura e o apoio da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer estamos conquistando hoje a vaga na elite do basquete em cadeira de rodas”, destacou o técnico do Macaé Paraolímpica, Antônio Carlos Magalhães, o Pulga.
A conquista do campeonato começou no último domingo (13) com a vitória sobre o Adef (PA) por 58x25, em Vitória, passou pela semi-final, nesta quarta-feira (16), sobre o Cepe-Raposas do Sul (RS) por 81x44 e, a vitória nesta quinta-feira (17) sobre o All Star – Gilrs (PA) por 49x20.