A equipe do Macaé Sports Paraolímpico de Basquete, da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), faz mais uma apresentação na rede escolar do município. Desta vez, a equipe, comandada pelo técnico Antônio Carlos Magalhães, o Pulga, estará no Colégio Alfa, na Imbetiba, sexta-feira (26), às 9h. O Macaé Sports está treinando a todo vapor duas vezes ao dia visando o título no Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, que será realizado em Brasília, entre os dias 2 e 7.
- Um ano e oito meses depois do lançamento do Projeto Paraolímpico pela prefeitura de Macaé e a Fesporte, já temos muito que comemorar. A equipe teve participação de destaque no Campeonato Regional Sudeste, realizado em maio, em Niterói, onde conquistamos o terceiro lugar e o troféu de vice-cestinha do torneio, com os 103 pontos do atleta Kennedy. Além disso, o projeto promove a inclusão social dos participantes, muitos dos quais não praticavam nenhuma atividade – observou o técnico do Macaé Sports.
O Campeonato Regional Sudeste foi a primeira competição oficial do Macaé Sports desde que foi implantado. Em julho, o time de basquete fez sua primeira apresentação no município no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, logo depois do Desafio Eletrobrás entre Brasil e México, vencido pelas brasileiras por 71 a 44. O grupo, comandado pelo técnico Antônio Carlos Guimarães, derrotou a equipe capixaba da AADEF/Vitória por 58 a 52 (26 a 26 no primeiro tempo). Antes disso, a equipe só havia se apresentado em escolas da rede municipal e particular.
O projeto Paraolímpico, implantado pela prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência Física (CMPPDF), é voltado para pessoas com deficiência nos membros inferiores. O projeto começou com dez participantes, e hoje, tem cerca de 30 integrantes. Pulga, comandante da equipe, é ex-técnico da Seleção Brasileira Paraolímpica de 1996 (Atlanta-EUA).
- A equipe treina puxado para participar do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão, em Brasília. Nosso objetivo é conquistar um título ou ficarmos na segunda colocação, o que nos classifica para a Segunda Divisão em 2008 - completou o técnico do Macaé Sports Paraolímpico.
Falcão – A maior estrela do futsal brasileiro, o ala Falcão, que disputou o Desafio Internacional de futsal, realizado em outubro, em Macaé, contra a Venezuela, conheceu o projeto Macaé Paraolímpico e o técnico Antônio Carlos Magalhães, o "Pulga", que presenteou o ídolo do Brasil com uma camisa do projeto.
Falcão ficou encantado por saber da existência deste projeto em Macaé e ressaltou a importância de projetos como esse, que deveriam ser implantados em mais municípios brasileiros e comemorou o presente, vestindo a camisa para uma foto com o técnico do Macaé Paraolímpico.
O craque Falcão se mostrou bastante entusiasmado com o projeto, ressaltando a importância de se levar o esporte a todas as camadas sociais. Neste dia, Falcão lembrou que o projeto é de máxima importância para a cidade, que tem como lema o esporte para todos, e a inclusão social.