Trabalhos do Colégio Estadual Luiz Reid e da Unidade de Ensino Descentralizada (Cefet-Macaé) vão representar Macaé na oitava Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP), a partir da próxima terça-feira (11). Ao todo, participam do evento 259 trabalhos, representando 27 estados brasileiros, selecionados entre mil inscritos. Os trabalhos macaenses foram vencedores da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti), ocorrida no ano passado, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
O coordenador da Femacti, Marcelo Machado, e a coordenadora de Ciências da Secretaria de Educação, Martinha Pimentel, vão acompanhar as equipes na capital paulista. “Estamos recebendo apoio da prefeitura de Macaé, uma vez que faz parte do governo municipal incentivar projetos de desenvolvimento sustentável. Além do mais a Febrace é considerada a maior Feira de Ciências do Brasil. A capital nacional do petróleo tem know-how para participar, e não poderíamos ficar de fora”, afirma Marcelo.
Os trabalhos que representarão o município são: “É Lógico... Será? Pensando Logicamente “, do Luiz Reid e “Teste de Motor a Biodiesel”, da Uned/Cefet. O primeiro refere-se à lógica matemática em comparação com a lógica no cotidiano e ainda circuitos elétricos, com aplicação da lógica aplicada.
De acordo com o professor de matemática e física, que leciona no Colégio Estadual Luiz Reid desde 1982, Gilvásio Nogueira Magalhães, o trabalho é fruto de pesquisas utilizando questionários aplicados na Universidade Federal Fluminense (projeto Fundão) e no Encontro Nacional de Educação Matemática, em Belo Horizonte. “O trabalho também resulta de estudos no IX Enem, no Luiz Reid, em 2007”, explica.
- Em 2008, a pesquisa continuou com teste aplicado a nove turmas na instituição de ensino. Todas as propostas de resolução são lúdicas, sem o estilo enfadonho tão comum no ensino de matemática – disse o professor Gildásio. – Pretendemos continuar a pesquisa dentro da metodologia de ensino, principalmente no que tange algoritmos de operações, usados no sistema binário, bem mais fáceis de dominar do que os algoritmos tradicionais.